Notícias

28 set

Pianista indicada ao Grammy e Orquestra de Câmara de Curitiba apresentam quintetos de Schubert e Vaughan Williams

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
2023_Book CamerataDaniel Castellano006

Em concerto gratuito, integrantes da Camerata Antiqua de Curitiba apresentam quintetos de Schubert e Vaughan Williams, neste sábado (30/9), às 18h30. Em única apresentação, o evento conta com a direção musical e violino de Dan Tolomony, além da convidada especial, a pianista Erika Ribeiro, indicada ao Latin Grammy 2022 na categoria de Melhor Disco de Música Clássica.

Para garantir lugar na plateia, basta retirar os ingressos presencialmente na bilheteria da Capela Santa Maria, no dia do concerto com uma hora de antecedência. O limite é de 280 lugares.

O concerto é o último ensemble (conjunto) da temporada 2023 da Camerata Antiqua de Curitiba. Nesse tipo de concerto, os músicos se apresentam em formações menores e com repertórios diferentes dos habituais tocados com a formação completa.

De acordo com o diretor musical, esta é uma apresentação que se distingue dos concertos regulares da temporada. “Neste formato, todos os músicos atuam como solistas, o que proporciona uma experiência única tanto para o público quanto para nós. É uma experiência gratificante, pois enriquece o nosso trabalho”. Tolomony também deixou um mistério no ar ao prometer uma surpresa para o público.

No repertório, destaca-se o famoso Quinteto em Lá Maior de Franz Schubert, conhecido como A Truta, que evoca poeticamente um pescador tentando capturar um peixe. Além disso, inclui o Quinteto em Dó Menor de Ralph Vaughan Williams que embora seja menos conhecida é uma obra de alta qualidade que segue o modelo da famosa obra anterior.

Fazem parte do quinteto ainda os músicos Guilherme Santana (viola), Marcus Ribeiro (violoncelo) e Rafael Rodrigues da Silva (contrabaixo).

A convidada

Erika Ribeiro, a pianista convidada, é uma artista versátil e renomada, indicada ao Grammy Latino. Com uma sólida formação musical, ela é reconhecida por sua interpretação expressiva de diversos estilos pianísticos.

Além de suas realizações como intérprete, Érika é professora na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

“É a primeira vez que a pianista se junta à temporada da Camerata, o que a torna ainda mais especial”, comentou Dan Tolomony, compartilhando suas impressões sobre essa colaboração. “Erika é uma renomada pianista brasileira, e trabalhar com ela é uma experiência enriquecedora devido à sua vasta experiência e habilidade. Sua contribuição é muito valiosa.”

Serviço: Quintetos de Schubert e Vaughan Williams

Direção musical e violino Dan Tolomony

Data: sábado (30/9), às 18h30
Gratuito, ingressos distribuídos no dia do concerto com uma hora de antecedência