Notícias

1 out

Prefeitura abre Liceu das Artes com programação para crianças

Publicado em: Conservatório de Música Popular Brasileira por: viridiana
Prefeitura entrega o Memorial Paranista. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

As crianças vão inaugurar as atividades do Liceu das Artes, setor educativo do Memorial Paranista. Criatividade, diversão e aprendizado se encontrarão nos cursos presenciais e gratuitos oferecidos pela Prefeitura de Curitiba dentro do equipamento cultural da cidade, no Parque São Lourenço.

Para abrir o Liceu das Artes ao público, a Fundação Cultural de Curitiba, por meio do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, preparou minioficinas, cinco para crianças e uma para adultos.

As inscrições para os cursos do Liceu das Artes abrem nesta sexta-feira, 1º de outubro.

Para os curitibinhas de 8 a 14 anos, são cinco minioficinas no Liceu das Artes do Memorial Paranista, todas acontecem na Semana da Criança, entre os dias 9 e 16 de outubro.

Já para os adultos vai ser oferecido um curso sobre a história da pintura no Paraná, com quatro encontros, nos sábados de outubro. O primeiro será no dia 9.

Os cursos do Memorial Paranista são presenciais e respeitam os protocolos de cuidados contra o novo coronavírus. Para manter o distanciamento social necessário são 12 vagas por turma de crianças e 25 de adultos.

Oficininhas
Os temas dos encontros infantis serão focados no ambiente e na arte do idealizador do Movimento Paranista, João Turin.

As atividades envolvem colagem com materiais orgânicos coletados em um passeio pelo parque (São Lourenço), desenhos elaborados a partir de uma breve visita guiada ao museu e conceitos da gravura serão algumas as oficinas para os curitibinhas.

Para estimular o aprendizado, outras duas oficininhas apresentam as técnicas básicas de Turin, como uso da argila e a descoberta de formas e contornos na arquitetura do Memorial. Na oficina as crianças saberão como o contorno do Pico Marumbi, na Serra do Mar Paranaense, inspirou o artista a desenvolver suas famosas nas esculturas das onças.

Arte Paranaense
Para os adultos, o primeiro curso oferecido no Memorial é sobre a história da pintura no Paraná, com Felipe Valente Zem, bacharel em História, Memória e Imagem pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pesquisador no campo das artes visuais do Paraná.

Nos quatro sábados de outubro será mostrado um breve panorama das artes visuais no estado do Paraná, da arte rupestre dos primeiros povos até os movimentos abstratos dos anos 1960. O curso será uma longa conversa sobre o trabalho dos grandes nomes da pintura, os espaços de produção e de consagração artística, e as instituições que hoje guardam nosso patrimônio artístico.

Inscrições abrem nesta sexta-feira, 1º de outubro

Oficininhas Memorial Paranista
Público: 8 a 14 anos

Escultura para crianças – 9 de outubro, 14h30
Desenho por memória – 12 de outubro, 10h30 e 14h30
Colagem com materiais orgânicos – 13 de outubro, 10h30 e 14h30
Escultura para crianças – 14 de outubro, 10h30 e 14h30
Gravura para crianças – 15 de outubro, 10h30 e 14h30
Contornando o memorial -16 de outubro, 14h30

Uma breve história da pintura no Paraná
público adulto
Dias 9, 16, 23 e 30 de outubro (sábados) 10h30 – 12h30