A Prefeitura de Curitiba e a Fundação Cultural de Curitiba lamentam profundamente o falecimento do renomado violoncelista Matias de Oliveira Pinto. Nesta quarta-feira (5/2), ele foi vítima de um acidente de carro em Berlim, na Alemanha. O músico, que foi professor na 42ª Oficina de Música de Curitiba, fez sua última apresentação no concerto de encerramento do evento, no domingo (2/2), ao lado da orquestra de alunos.
Matias tinha 64 anos e era natural de São Paulo. Formado em Berlim e Budapeste, estudou com grandes mestres e, aos 18 anos, já lecionava na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Reconhecido mundialmente por seu talento e dedicação ao ensino, atuava como professor na Universidade das Artes de Berlim e na Faculdade de Música da Universidade de Münster, ambas na Alemanha.
‘É um grande choque e uma perda imensurável para o mundo da música clássica. Matias era talentosíssimo, um professor excepcional e, pela primeira vez, participou da Oficina de Música de Curitiba. Lamentamos profundamente sua partida’, destacou o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marino Galvão Júnior.
Além de sua brilhante carreira como solista e músico de câmara, tendo se apresentado em algumas das mais importantes salas de concerto do mundo, Matias de Oliveira Pinto deixa um legado inestimável para a música e para as futuras gerações de instrumentistas.