Foram abertas as inscrições para as aulas de musicalização gratuitas do MusicaR, programa do Conservatório das Regionais que visa intensificar o desenvolvimento infanto-juvenil por meio da música. O MusicaR, acontece durante esse semestre, duas vezes por semana durante o contra turno escolar, nas Regionais Cajuru e Tatuquara. As inscrições são gratuitas e abertas para crianças de 7 a 12 anos e adolescentes de 13 a 17 anos, matriculadas na rede pública de ensino.
“A ideia do musicar é multiplicar os conservatórios música pelas regionais, que sejam extensões do Conservatório de Música Brasileira, no Largo da Ordem e da Capela Santa Maria. Nós queremos pegar todos os talentos de Curitiba e nenhum desperdiçar, para que todas as crianças que gostem de música participem. O primeiro é na Rua da Cidadania do Cajuru, mas logo queremos chegar a todas as Regionais. A música virá para revogar todos os pesadelos da vida“, afirmou o prefeito Rafael Greca.
As aulas serão constituídas de práticas de percussão corporal, instrumental, canto coral infantil, canto coral juvenil, flauta doce, juntamente com trabalho de percepção e apreciação musical, construção de instrumentos, solfejo e escrita musical, abordagem de repertório brasileiro e internacional, jogos musicais, entre outros, com a perspectiva de encaminhamento a outros estágios de formação musical, como a escolha do aprendizado de instrumentos ou formação vocal.
“Os alunos vão poder trabalhar a música de forma integrada com o que há de mais respeitado do ponto de vista da pedagogia da educação musical. Assim, terão os primeiros contatos com a música para depois ter um encaminhamento, sejam para aulas de instrumento, estudos da música, coro…”, explica Marino Galvão Jr, diretor executivo do Instituto Curitiba de Arte e Cultura.
Inicialmente os cursos serão implementados nas regionais Cajuru e Tatuquara. Até o final do ano de 2019, deverá chegar a todas as regionais, explica Roberto Lanza, diretor de ação cultural da FCC. “Devemos estabelecer uma política de alinhamento entre as ações da Oficina de Música de Curitiba, a programação anual dos nossos espaços culturais de música e as ações contínuas de formação musical na cidade”, afirma Lanza.
O projeto foi elaborado a partir de um plano pedagógico sob a supervisão da professora Ângela Deeke Sasse, docente na UNESPAR – Campus I – Escola de Música e Belas Artes do Paraná e PUCPR, com a colaboração da maestrina do coro da Camerata Antiqua de Curitiba, Mara Campos, da professora Cristiane Alexandre da Escola Paidéia e dos professores Guilherme Romanelli da UFPR e Luís Bourscheidt do IFPR – Campus Curitiba.
Serviço:
Periodicidade:
Ciclo semestral, dois dias por semana (4 aulas semanais)
Público alvo:
Aberto para alunos inscritos na rede pública de ensino, de 7 a 17 anos.
Duração:
Outubro a Dezembro de 2017.
Horários:
Manhãs – 9h às 11h45
Tarde –13h30 às 16h15
Inscrições: de 02 a 11 de outubro
Diretamento no Núcleo Regional da Fundação Cultural de Curitiba
Regional Cajuru
Local:Av. Prefeito Maurício Fruet, 2150 – Cajuru, Curitiba
Mais informações: (41) 3361-2302
Regional Tatuquara:
Local: Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/nº, esquina com a Rua Pres. João Goulart – Tatuquara
Contato: (41) 3265-4191