Notícias

7 dez

Programas de música nas regionais encerram ano com diversas apresentações

Publicado em: Capela Santa Maria por: viridiana
00366693

O fim de semana foi agitado para as turmas do Nosso Canto, programa de Canto Coral, e do MusicaR, de Educação Musical para crianças e adolescentes. Enquanto um reuniu todas as turmas para duas grandes apresentações lideradas pela regente Mara Campos, o outro fez encontros separados por turma que encantaram a todos com o aprendizado obtido durante o semestre nas aulas.

Esse domingo (4/12) foi um momento de festa para os dois programas, que realizam aulas abertas e gratuitas à comunidade em todas as Regionais de Curitiba.

“Momento único não só do ponto de vista do acesso à arte musical, mas também porque são serviços importantíssimos socialmente. Eles atingem uma população que geralmente não é consumidora de concertos e sabemos que muito do nosso público – não só plateia, mas musicistas – nascem desses projetos”, comentou Mara Campos.

Nosso Canto

Para os alunos do Nosso Canto as apresentações de encerramento trouxeram de volta um encontro aguardado por anos. Foi o retorno aos palcos desde a interrupção em 2020 por conta da pandemia de covid 19. No sábado (3/12), no Teatro da Vila, e domingo (4/12), na Capela Santa Maria, cerca de 150 pessoas, entre jovens, adultos e idosos, se reuniram para celebrar a música.

Alunos do programa na Regional Santa Felicidade, o casal Edson Luís Soares de Lima, 60 anos, e Rosemara Motta Soares de Lima, de 56, cantavam quando jovens e redescobriram o amor pela arte esse ano quando entraram para o Nosso Canto. “A música é a representatividade da alma, expressa não só o que você é carente, não só dando uma resposta, mas se alimentando dela. Esse processo é enriquecedor. Foi para isso que eu nasci!”, disse Edson.
Mostra MusicaR

As apresentações do MusicaR foram diferentes. Os professores de cada Regional escolheram o formato do encontro de acordo com as atividades desenvolvidas no período. Na Regional Boa Vista, a Mostra MusicaR ocorreu nesse domingo (4/12), no Teatro Cleon Jacques, do Memorial Paranista.

“É nas mostras que podemos perceber as particularidades de cada público de crianças e jovens atendidos nas Regionais. Nessa Regional por exemplo, professores e familiares contribuiram tocando, regendo e organizando o evento”, explicou Ângela Sasse, coordenadora pedagógica do Programa.

Aluna há quatro anos no MusicaR, Amanda Lucas Dina Marques, de 15 anos, adora as aulas, mas se encontra mesmo é no palco. “O programa abriu muitas oportunidades para mim, como quando cantamos com o Toquinho, na Ópera de Arame. Me ajudou a perder a vergonha, incrível que são aulas gratuitas que unem culturas diferentes e nos apresentam essa mistura toda”.

Emocionado, o contador Clevan da Costa, pai de Alice Maria e Helena Beatriz, 10 e 8 anos, comentou a mudança das meninas depois que entraram no programa. “Elas vivem cheias de disposição, cantando e dançando. O ser humano é complexo, trabalhar o aspecto emocional cultural, significa pensar o ser humano como um ser integral e pensar em todas as dimensões dele”, disse.
 
Serviço
Esta semana, estão previstos outros dois encontros da Mostra MusicaR

Quarta-feira, 7/12, às 18h
Mostra Cajuru – Auditório da Regional
Avenida Prefeito Mauricio Fruet, 2150

Quinta-feira, 8/12, às 20h
Mostra Fazendinha – Auditório da Regional
Rua Carlos Klemtz, 1700