Notícias

17 nov

Projeto leva aulas de musicalização para estudantes da rede pública

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
Projeto MusicaR Regional Cajuru - Foto Cido Marques (3)

O estudante Gabriel Henrique Borba, do 9º ano da Escola Municipal Osmar Sabbag, tinha suas tardes ociosas até o começo desse semestre, quando foi chamado na escola para participar do Programa MusicaR, curso de musicalização infantojuvenil oferecido pela Prefeitura de Curitiba, por meio da Fundação Cultural, na Regional Cajuru. As aulas do projeto são gratuitas.

“Nunca tinha feito aula de música, mas já estou aprendendo a controlar minha voz. Como quero ter minha banda, sei que esse conhecimento será útil no meu futuro”, afirma o estudante.

Gabriel é um dentre os mais de 100 alunos da rede pública de ensino que participam do programa de descentralização do Conservatório de MPB de Curitiba. Neste semestre, o projeto teve início na Regional Cajuru e Tatuquara, mas até o final de 2018 chegará a todas as regionais da cidade.

O professor do programa Santiago Rodrigues comenta que apesar do pouco tempo de trabalho, já observa importantes conquistas tanto com as atividades lúdicas, quanto às relacionadas ao corpo e ao movimento. “Há crianças que chegaram às aulas sem conhecimento nenhum de música, mas aos poucos foram se descobrindo. Agora já estão perdendo a vergonha e saem daqui levando para casa o conhecimento que aprendem”, garante o professor.

O desenvolvimento dos pequenos também é notado pela professora Célia Albuquerque. “O trabalho no primeiro mês no Cajuru está sensacional, o número de crianças está crescendo e as aulas estão ficando mais gostosas. Percebemos que eles estão famintos para aprender. É uma grande troca, ensinamos e aprendemos muito com eles”, destaca Célia.

MusicaR – O Programa MusicaR é dirigido a crianças de 7 a 12 anos e adolescentes de 13 a 17 anos. Com uma carga horária de 90 minutos, as aulas acontecem duas vezes por semana e consistem em práticas de percussão corporal, instrumental, canto coral infantil, canto coral juvenil, flauta doce, jogos musicais, trabalho de percepção e apreciação musical, construção de instrumentos, solfejo, abordagem de repertório brasileiro e internacional, entre outros.

O programa tem ainda a perspectiva de encaminhamento a outros estágios de formação musical, pela escolha do aprendizado de instrumentos ou formação vocal, como é o caso de Rafael Andreatta, estudante do 8º ano do Colégio Estadual Paulo Leminski.

O MusicaR chegou aos ouvidos do Rafael por meio do Coral Nosso Canto, da Regional Cajuru, e em busca de novos repertórios para o seu estudo o jovem decidiu participar das aulas. “Estou adquirindo ensinamentos importantes aqui. Eu tinha pulado essa parte da música e nem percebi. O conhecimento que o programa proporciona ajuda muito. Estou bem animado”, ressalta Rafael.

Ainda há 30 vagas disponíveis para matrículas neste semestre e as inscrições devem ser feitas diretamente no núcleo da Fundação Cultural de Curitiba nas Regionais Cajuru ou Tatuquara.

Mutirão Musical – Como forma de divulgar o Programa MusicaR, os coordenadores e professores atuantes no projeto irão realizar, neste sábado (18/11) das 9h às 17h, na Rua da Cidadania da Regional Tatuquara, o Mutirão Musical, onde os interessados poderão conhecer a metodologia do programa por meio de aulas experimentais.

As inscrições serão gratuitas e abertas ao público do projeto: crianças de 7 a 12 anos e adolescentes de 13 a 17 anos. Ainda no Mutirão da Cidadania da Regional Tatuquara está prevista uma apresentação dos alunos do MusicaR Cajuru, às 11h30.

Essa programação trouxe motivação aos alunos, explica Ângela Sasse, coordenadora do Projeto e professora da Escola de Música e Belas Artes (EMBAP) da Universidade Estadual do Paraná.

“Eles estão desfrutando dessas aulas e com expectativa para subir ao palco. As crianças estão muito sensibilizadas e vemos que eles estão se envolvendo tanto musicalmente, como estão formando um grupo coeso e integrado, e isso será mostrado no sábado”, diz Sasse.

Oficina de Música – Durante a 35ª Oficina de Música, confirmada para os dias 27 de janeiro a 8 de fevereiro de 2018, o MusicaR abrangerá as 10 regionais da cidade. Cerca de 300 crianças e adolescentes de até 17 anos poderão se inscrever nos cursos sob a supervisão dos professores Ângela Sasse, Luis Bourscheidt, Cris Alexandre, Guilherme Romanelli e um curso especial de Enny Parejo. Para participar das aulas que acontecem durante a Oficina, a inscrição ocorre pelo site: oficinademusica.org.br

Serviço:
Periodicidade do MusicaR: Ciclo semestral, dois dias por semana (4 aulas semanais)
Público alvo: Aberto para alunos inscritos na rede pública de ensino, de 7 a 17 anos.
Duração: Outubro a Dezembro de 2017.
Horários: Manhãs – 9h às 11h45 / Tarde – 13h30 às 16h15
Inscrições diretamente no Núcleo Regional da Fundação Cultural de Curitiba

Regional Cajuru
Local: Av. Prefeito Maurício Fruet, 2150 – Cajuru, Curitiba
Mais informações: (41) 3361-2302

Regional Tatuquara
Local: Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/nº, esquina com a Rua Pres. João Goulart –Tatuquara
Mais informações: (41) 3265-4191

As inscrições para o MusicaR da 35ª Oficina de Música de Curitiba deve ser feita pelo site: oficinademusica.org.br