Notícias

20 out

Quarteto de cordas com direção de Fábio Zanon apresenta Paganini

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
00360497

Com entrada gratuita, quarteto de cordas da Orquestra de Câmara de Curitiba apresenta sonatas para violino e violão de Paganini. O concerto com direção musical e violão de Fábio Zanon, acontece neste sábado (22/10), às 18h30, na Capela Santa Maria, espaço cultural dedicado à música erudita, mantido pela Prefeitura de Curitiba.

Para garantir lugar na plateia, basta retirar os ingressos presencialmente, na bilheteria da Capela Santa Maria, com um dia de antecedência (sexta-feira, 21/10), ou no dia do concerto, uma hora antes. O limite é de 280 lugares.

Este é o último ensemble (conjunto) da temporada 2022 da Camerata Antiqua de Curitiba. Nesse tipo de concerto, os músicos se apresentam em formações menores e com repertórios diferentes dos habituais tocados com a formação completa.

Maior lenda do violino

O concerto comemora os 240 anos do compositor Niccollò Paganini, conhecido por ser a maior lenda da história do violino. Nessa apresentação, o violino ficará a cargo do spalla da Camerata, Winston Ramalho, a viola de Guilherme Santana e violoncelo de Marcus Ribeiro.

O diretor musical e violonista, Fábio Zanon, conta com um extenso currículo internacional e atualmente é professor e Fellow da Royal Academy of Music em Londres, desde 2013 e responde pela coordenação artística e pedagógica do maior festival de música do país, o Festival Internacional de Inverno de Campos de Jordão.

Conta que apesar de Paganini ser famoso pelo seu virtuosismo no violino, o seu talento ao violão era em nível comparável. “Os 15 quartetos estão entre suas melhores composições, que revelam um lado experimental nem sempre aparente em obras de virtuosidade”, comentou o Zanon.

Serviço:

Ensemble Paganini e o Violão – 240 Anos de Niccolò Paganini

Direção Musical e Violão – Fábio Zanon (SP)
Violino – Winston Ramalho
Viola – Guilherme Santana
Violoncelo – Marcus Ribeiro

Dia: Sábado, 22/10, 18h30
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273)
Ingressos: Na bilheteria do espaço, com um dia de antecedência (sexta-feira, 21/10), ou no dia do concerto, uma hora antes. O limite é de 280 lugares.