Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) é considerado o pai do piano a quatro mãos, assim como do concerto para piano e orquestra. Os pianistas que se desafiam a executar em dupla obras como a de Mozart precisam provar habilidades técnicas combinadas quando sobem aos palcos.
Na próxima quinta-feira (23/1), às 19h, a dinâmica entre dois pianistas tocando a quatro mãos poderá ser apreciada, na Capela Santa Maria, com a apresentação dos portugueses João Vasco e Eduardo Jordão. O recital 20Fingers – De Mozart a Chico Buarque tem ingressos gratuitos e integra a programação da 42ª Oficina de Música de Curitiba.
O duo de piano de João Vasco e Eduardo Jordão é uma viagem por vários estilos e gêneros musicais, evidenciando afinidades entre os artistas e as obras musicais de estéticas tradicionalmente distantes.
Começando por Mozart e finalizando em Chico Buarque, o recital avança com Erik Satie e a Paris do cancan e abre caminho para a América, com Ragtime, de Joseph Lamb e Zez Confrey. Continuando o ritmo bem marcado, o duo desce para a América do Sul, mais precisamente para o tango argentino de Piazzolla, e chega ao Brasil, quando são executadas obras de Zequinha de Abreu, Tom Jobim e finalmente Chico Buarque.
Para além das obras originais, o recital conta com arranjos inéditos para piano a quatro mãos de autoria dos pianistas Eduardo Jordão e Inês Mesquita.
Serviço
20Fingers – De Mozart a Chico Buarque, com os pianistas João Vasco e Eduardo Jordão (Portugal)
Data: quinta-feira (23/1)
Horário: 19h
Local: Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273, Centro)
Ingresso: gratuito e estará disponível por orden de chegada antes do espetáculo
PROGRAMA
- Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) – Sonata KV 381 (123a) em Ré M – I Allegro
- Maurice Ravel (1875-1937) – Ma Mère l’Oye – Le Jardin féerique
- Erik Satie (1866-1925) – Excertos (trechos) de Parade e Cancan Grand-Mondain (de La Belle Excentrique)
- Joseph Lamb (1887 – 1960) – Champagne Rag
- Zez Confrey (1895 – 1971) – Dizzy Fingers (arr. Harold Potter)
- Julian Plaza (1928 – 2003) – Nocturna
- Astor Piazzolla (1921 – 1992) – Oblivion e Libertango
- Pixinguinha (1897 – 1973) – Carinhoso
- Zequinha de Abreu (1880 – 1935) – Tico-tico no Fubá
- Chico Buarque/Francis Hime – Meu Caro Amigo
- Chico Buarque – Paratodos
A 42ª Oficina de Música de Curitiba é realizada pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba, com patrocínio do grupo Volvo e Sanepar – Companhia de Saneamento do Paraná. Também apoiam o evento: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Centro Cultural Teatro Guaíra, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Campus Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Universidade Federal do Paraná – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), Família Farinha, LAMUSA – Laboratório de Música Antiga, Rádio Educativa 91.7 FM, TV Paraná Turismo, Hard Rock Cafe e Bicicletaria Cultural.