Notícias

6 ago

Roda de leitura apresenta contos indígenas de arrepiar

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
livros

Dentro da floresta vive um gigante peludo com um olho na testa e a boca no umbigo, o Mapinguary. Essa é uma das histórias de assustar escritas por autores indígenas brasileiros que serão contadas durante a roda de leitura nesta terça-feira (6/8), na Casa da Leitura Jamil Snege, na Rua da Cidadania do Fazendinha.

A roda de leitura especial adianta a celebração do Dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado na sexta-feira (9/8). A atividade é aberta ao público e será comandada pelo mediador Thiago Correa em dois períodos: às 9h30 e às 14h30. Um pouco do vasto e rico universo cultural dos povos indígenas brasileiros será apresentado na atividade que contará com a presenta de estudantes de escolas municipais da região.

“A tradição indígena de contar histórias vem da oralidade, e autores desses povos tradicionais tomam algumas dessas referências e transformam em um vasto e rico universo literário caracterizado como mitos, contos e fábulas”, afirma Thiago Correa.

Os livros selecionados para essa roda são de literatura infanto-juvenil, mas podem ser trabalhados com vários públicos, inclusive adultos, lembra o mediador.

A Casa da Leitura Jamil Snege é uma das 17 unidades da Prefeitura de Curitiba com títulos de autores indígenas. Lá, os leitores encontram cerca de 20 títulos de livros escritos e ilustrados por indígenas brasileiros.

A atividade desta terça-feira também relembra que 2019 foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como o ano internacional das línguas indígenas como estratégia de preservação da identidade cultural e da memória dos povos originários, já que muitas de suas línguas estão sob ameaça de extinção.

Curitiba conta com 17 Casas da Leitura administradas pela Fundação Cultura de Curitiba (FCC), em todas as Administrações Regionais da cidade.

Roda de Leitura: Contos Indígenas de Arrepiar

Data: terça-feira, 6 de agosto
Horário: 9h30 e 14h30
Classificação: 10 anos
Gratuito
Casa da Leitura Jamil Snege fica na Rua da Cidadania do Fazendinha
Rua Carlos Klemtz, 1700