Notícias

5 out

Rodas de leitura para adultos tratam da experiência de ser criança

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
00358605

A Casa da Leitura Dario Vellozo, que fica na Rua da Cidadania do Boa Vista, está realizando rodas de leituras com adultos sobre a experiência de ser criança, em alusão do Dia da Crianças (12 de outubro).

As rodas para adultos acontecem sempre na terceira sexta-feira de cada mês, no período da manhã, e funcionam como uma leitura coletiva. Este mês será no dia 21 às 9h.

Os participantes recebem cópias do texto que é o tema do dia. O material é lido em voz alta pela funcionária da Casa de Leitura Daniela Rosa. Depois, os participantes conversam e trocam impressões sobre o texto.

“Quando a gente lê sozinho temos aquela percepção única, o que é diferente quando um grupo de leitores leem o mesmo texto e trocam ideias sobre seu conteúdo”, avaliou Daniela.

As Casas de Leitura são bibliotecas de bairros da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e integram o programa Curitiba Lê, que consiste em aproximar as pessoas de práticas de leitura e atividades de formação. Existem 16 Casas de Leitura espalhadas pela cidade, cujo objetivo é a difusão da literatura, com empréstimos de livros e outras ações que apoiem a divulgação da cultura.

Leitor mirim

A Casa de Leitura Dario Vellozo também busca atrair o público infantil pela contação de histórias: narrativas populares, contos clássicos e obras contemporâneas para crianças.

São duas sessões por mês, sempre às terças-feiras, às 10h e às 16h. As próximas estão programadas para os dias 18 de outubro, 8 e 22 de novembro e 6 de dezembro.

“Nosso objetivo é que estes encontros se tornem um hábito para as crianças, que terão nessas atividades a oportunidade de incorporar a leitura ao seu dia a dia”, explicou Daniela.

Clássicos da literatura

A Casa da Leitura Dario Vellozo dispõe de cerca de 5 mil livros formado por contos, crônicas, romances, poesia, infantil e HQs, gibis, filosofia, sociologia, antropologia, biografias e cultura.

Figuram no acervo obras de grandes nomes da literatura mundial como J. D. Salinger (O Apanhador nos Campos de Centeio), Marcel Proust (Em Busca do Tempo Perdido), Thomas Mann (A Montanha Mágica e os Bruddenbruck), Gabriel García Marquez (Cem Anos de Solidão e O Outono do Patriarca), Oscar Wilde (O Retrato de Dorian Gray), entre outros.