Obras de Astor Piazolla serão executadas pela Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba neste final de semana, sexta (25) às 20h e sábado (26) às 18h30, na Capela Santa Maria. O concerto ‘Tangos e Milongas’ conta com a regência de Arthur Barbosa e acompanhamento de Paulo Valentin no bandolion e dos dançarinos Valentin Cruz (Argentina) e Marlise Machado (RS) interpretando uma das formas musicais mais conhecidas em todo o mundo por meio da dança, o tango.
O espetáculo é dividido em quatro partes ininterruptas onde cada uma representa uma estação do ano em que a motivação principal é a obra de Piazzolla intitulada “Las cuatro estaciones porteñas”, passando por um clima de Buenos Aires em cada estação. “É um programa que penetra sutilmente na exaltação mais sublime do corpo na dança e nos espaços mais sensíveis da alma”, explica o Maestro Arthur.
Arthur Barbosa (Ceará, 1965) – Regente e compositor
“A força do Sul reside na Sinfonia Brasileira. “ Com este título, o jornal austríaco “Karntner Tageszeitung”, abre sua crítica musical do dia 24 de maio de 2008, referindo-se ao extremo sucesso e à calorosa acolhida com que foi recebida a dita obra em sua estreia europeia realizada naquele país. Suas obras têm sido executadas em mais de vinte países, incluindo Estados Unidos, Argentina, Suíça, Áustria, Itália e Hungria, entre outros. Em novembro de 2005 teve sua obra “Sinfonia Brasileira” estreada mundialmente nos Estados Unidos com a orquestra Symphony of the Americas e em novembro de 2007 teve outra estreia mundial nos EUA, desta vez com seu Concerto para Violino e Orquestra no estado do Mississipi. Em seu catálogo de composições acadêmicas constam mais de cem obras, entre elas sinfonias, concertos, aberturas, trios, quartetos e peças para cordas, sopros, opereta e mais uma série de outras formações. Atualmente trabalha com frequência como regente convidado em orquestras no Brasil, nos Estados Unidos e Europa. Desde fevereiro de 2012, ocupa o cargo de Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Eleazar de Carvalho em Fortaleza (CE), e desde 2014 é Regente Associado da “Terra Symphony” em Nova York (EUA) e Regente da Ospa Jovem em Porto Alegre (RS). Desde 2015 é também um dos três membros representantes do setor de música na Comissão Nacional de Incentivo à Cultura, órgão vinculado ao Ministério da Cultura do Brasil.
Serviço:
ORQUESTRA DE CÂMARA DA CIDADE DE CURITIBA
II Festival de Ópera do Paraná
TANGOS E MILONGAS
ESTACIONES
Regência e comentários Arthur Barbosa (Ceará/Rio Grande do Sul)
Dançarino de tango – Valentin Cruz (Argentina)
Dançarina de tango – Marlise Machado – (Rio Grande do Sul)
Bandoneon – Pablo Valentin (Argentina)
Datas: 25 de novembro, 20h
26 de novembro, 18h30
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural
Ingressos: R$30 e meia- R$15 – ESGOTADOS