Notícias

11 jan

Teatro da Vila recebe mais de 14 mil pessoas em 2023 e promove arte e cultura

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
00427889

O Teatro da Vila, na CIC, registrou, em 2023, 577 ações e 14.391 atendimentos à população. A agenda intensa consolidou ainda mais o belo e democrático teatro, localizado na Vila Nossa Senhora da Luz, como um espaço de formação artística e cultural, em mais um ano de promoção da arte à comunidade.

Sob coordenação da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e administração do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), o Teatro da Vila ofereceu, ao longo do ano passado, ações diversas de dança, música, aulas teatrais e projeções gratuitas de filmes aclamados pelo público.

“As atividades desenvolvidas pelo Teatro da Vila têm um duplo potencial de difusão cultural. Além do espaço receber ações culturais oriundas dos programas e equipamentos culturais da cidade, a produção artística realizada no espaço pela comunidade ganha projeção por meio de um espaço cultural muito qualificado. O resultado é que artistas e cidadãos são beneficiados”, disse o diretor-executivo do Icac, Marino Galvão Jr.

Pertencimento

O cineteatro, em operação no Teatro da Vila, tem capacidade para 245 pessoas, equipamentos modernos, equipe de trabalhadores e frequentadores que potencializa o movimento de transformação social na comunidade.

Para Jussara Marilza Genero, 64 anos, e Paula Vitória Klug, 25 anos, mãe e filha, o teatro é mais do que um espaço cultural e também representa acolhimento. Paula pertence ao espectro autista e encontrou no curso de Danças Urbanas um espaço de desenvolvimento físico e social. “Eu adoro participar das ações do Teatro da Vila, principalmente do curso de dança, aqui me sinto em família”, conta Paula.

Na agenda do Teatro da Vila, o ano de 2023 foi repleto de eventos marcantes na cidade. O cronograma incluiu graduação em Capoeira; três eventos multilinguagens, com slam de poesia, música e dança; e, em destaque, o Projeto Hip Hop nas Escolas, com o Rapper Paladino e Davi Black. Realizado em oito edições em parceria com alunos das escolas públicas de Curitiba, o projeto estimulou a arte popular do rap.

Dança

Atividade que une a expressão artística ao exercício físico, a dança é uma das atividades mais populares do espaço, com o curso gratuito de danças urbanas toda quarta-feira, para maiores de 7 anos, e balé para maiores de 4 anos, também nas quartas, por R$ 60. “Eu vejo como a dança ajudou a Paula (Vitória Klug) a se desenvolver em tantos sentidos diferentes, além disso, a gente sempre vem nas apresentações e a de balé me inspirou a me mexer, e vou começar agora na próxima turma”, conta ainda Jussara Marilza Genero.

Cinema

O cinema é um dos maiores atrativos do Teatro da Vila, com 126 ações totalizadas em 2023. Os maiores lançamentos das telonas foram apreciados pela população gratuitamente todos os domingos. Desde A Pequena Sereia e Besouro Azul, a produções nacionais como o musical Nosso Sonho encantaram o público nas sessões semanais.

Música

Embalando 2023 com 211 ações, entre apresentações recebidas e aulas dos cursos, a música foi um dos carros-chefes do espaço. Entre elas, a oficina Nosso Canto – O Canto Coral, destinada a maiores de 18 anos e realizada em parceria pela FCC e o Icac, o projeto sociocultural de Arte e Cultura oferece ensino da técnica vocal e prática de canto coral. Já as crianças e adolescentes com interesse em iniciar no universo da música tiveram aulas teóricas e práticas no Musicar toda segunda e quinta-feira, gratuitamente.

Teatro

Foram realizadas também aulas de atuação com com foco em desenvolver habilidades como memória, agilidade de raciocínio e criatividade. As aulas ocorreram todas as terças-feiras para maiores de 7 anos. Outro destaque foram as peças apresentadas no palco sagrado do espaço.

Em 2023, o Teatro da Vila promoveu 73 ações teatrais.

Serviço

Teatro da Vila
Endereço: Rua Davi Xavier da Silva, 451 – CIC
Informações: [email protected] ou (41) 99653-5795