Notícias

25 maio

Tubotecas de Curitiba: uma década de livros no transporte coletivo

Publicado em: Conservatório de Música Popular Brasileira por: viridiana
00390593

Há uma década, os passageiros que circulam pelas principais estações-tubo da região central de Curitiba são surpreendidos por uma estante repleta de livros com títulos diversos, desde clássicos da literatura até obras infantis. São as Tubotecas, projeto da Fundação Cultural de Curitiba que celebra dez anos em 2023, incentivando a leitura no transporte coletivo da cidade.

Atualmente presente em dez estações-tubo, as Tubotecas disponibilizam semanalmente mais de dois mil livros. Diariamente, as prateleiras do projeto são abastecidas com até 40 exemplares, em horários alternados, com o intuito de alcançar uma maior variedade de pessoas.

Para os interessados em uma obra, não é necessário realizar qualquer tipo de cadastro, basta pegar o livro e levá-lo para casa. A devolução pode ser feita nas Tubotecas ou em qualquer unidade das 16 Casas da Leitura, bibliotecas municipais nos bairros.

A iniciativa nasceu da colaboração entre três instituições: Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e Urbanização de Curitiba (Urbs).

Maria Lúcia de Faria, responsável pelas Tubotecas, destaca que o objetivo principal é estimular a leitura em espaços públicos. “As Tubotecas são um meio de democratizar o acesso à leitura, uma forma de fazer com que o livro circule, gerando um movimento cultural”, diz Maria Lúcia.

Eva Dubinski, cobradora da estação-tubo Central, em frente aos Correios, sempre pega na prateleira das Tubotecas um livro para sua filha de 8 anos. “Mesmo poucas horas após a reposição dos livros, as estantes já estão totalmente vazias. Então, quando chegam, eu procuro logo um (livro) pra levar pra minha filha”, diz.

A aposentada Terezinha Aparecida Gonçalves dos Santos, de 74 anos, saiu de casa cedo nesta terça-feira (25/5) com o único propósito de devolver o livro que havia retirado da Tuboteca da Estação Central, semana passada, e também escolher um novo título para levar para casa.

Dos empréstimos que faz há dois anos nas Tubotecas, seus livros favoritos são O Feijão e o Sonho (Orígenes Lessa) e Meu Pé de Laranja Lima (José Mauro de Vasconcelos). Para ela, visitar as Tubotecas é uma oportunidade de troca. “Hoje, vim especificamente para devolver o livro e ver se encontrava algo interessante para levar para casa”, disse ela, enquanto segurava o exemplar de O Guarani, de José de Alencar.

A empregada doméstica Claudia Mara da Fonseca escolheu o livro O Tempo e o Vento, de Erico Veríssimo. “Isso aqui é um presente para nós, enriquece nosso conhecimento, agrega valor à nossa vida. Também incentivo meus filhos a fazerem o mesmo porque aqui sempre tem coisas boas disponíveis”, disse Claudia.

Via de mão dupla

As Tubotecas de Curitiba são abastecidas por doações de cidadãos, empresas e instituições parceiras. Entre os grandes doadores estão a Universidade Federal do Paraná, a Universidade Tuiuti, o Centro Interamericano e o Colégio Positivo.

Os livros que não se enquadram nos critérios do projeto são destinados a outros espaços de interesse, como bibliotecas comunitárias, ONGs, associações de moradores, escolas, hospitais e penitenciárias.

Antes de chegar às estações-tubo em boas condições, os livros passam por algumas etapas. A Coordenação de Literatura da Fundação Cultural controla o conteúdo dos acervos, recebendo, selecionando, catalogando e, somente após esse processo, coloca os livros à disposição para os leitores.

Nesse trabalho, há também a higienização para remover poeira e sujeira com álcool e sabão, descaracterização para eliminar marcas de outros espaços pelos quais o livro passou, e, se necessário, reparos em caso de páginas soltas.

Tubotecas em funcionamento

Estações Praça Rui Barbosa: quatro unidades (linhas Pinheirinho/Rui Barbosa, Pinhais/Rui Barbosa, Centenário/Campo Comprido e Campo Comprido/Centenário)

Estação Central: duas unidades (Rua Presidente Faria, em frente ao Correio, e linha Santa Cândida/Capão Raso)

Estação Praça Carlos Gomes: uma unidade (linha Ligeirão Boqueirão)

Estação Carlos Gomes: uma unidade (Rua Lourenço Pinto, em frente ao hospital Paciornik)

Estação Marechal: duas unidades (Linha Verde)