Notícias

17 out

Turnê 2016 da Camerata chega a cidade da Lapa

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
lapa

Em turnê pelo interior do Paraná, a Camerata Antiqua de Curitiba se apresenta na cidade da Lapa no Teatro São João, dia 23 de outubro às 17h30, sob a regência de Mara Campos. Os concertos fazem parte de uma série de viagens que o grupo faz durante esse ano. Outros concertos como este já ocorreram em Londrina, Cascavel, Toledo e Apucarana.

O Programa conta com a consagrada obra de Händel, ‘Messias’, ‘Missa de Diligite’ de Camargo Guarnieri e ‘Preludio da Bachiana n.4’ de Heitor Villa-Lobos, entre outras composições tão importantes quanto, como ‘Burrico de Pau’ de Antônio Carlos Gomes, ‘Papagaio Azul’, ‘Valsinha de Roda’ e ‘Frevo Fugato’ de Edmundo Villani-Cortes e ‘Jesus bleibet meine Freude’ de Sebastian Bach.

Com a viagem a Camerata busca aperfeiçoar e dinamizar a vida artística. “Nos contatos que fizemos com gestores dessas cidades, todos conheciam o grupo e ficaram entusiasmados com a proposta. Isso mostra a força que a Camerata tem fora dos limites de Curitiba”, destaca Marino Jr. Galvão, presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, órgão responsável pela administração do grupo.

Camerata Antiqua de Curitiba

Constituída por Coro e Orquestra, a Camerata nasceu em 1974, sob a égide de seus fundadores, o regente Roberto de Regina – hoje seu maestro emérito – e a cravista Ingrid Seraphim. A proposta inicial de execução exclusiva de música barroca e renascentista foi enriquecida com o acréscimo de um repertório de compositores contemporâneos nacionais e estrangeiros.  Mantida pela Fundação Cultural de Curitiba – FCC e administrada pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura – ICAC, a Camerata Antiqua possui uma trajetória de conquistas e sucessos que se explica pelo empenho de seus integrantes, levando o grupo a se destacar nacionalmente pela qualidade e excelência de seu trabalho. A Camerata contou com o comando de músicos notáveis, como o maestro Gerard Galloway e o violinista Paulo Bosísio, responsáveis por longo período pela orientação técnica do coro e da orquestra, respectivamente, além de Lutero Rodrigues, maestro titular nos anos de 1987 e 1988, e Wagner Polistchuk, diretor artístico de 2009 a 2011. A preocupação com questões sociais também marcou a atuação da Camerata, no decorrer dos anos. Foram criados os programas “Música pela Vida”, em 1990, e “Alimentando com Música”, em 1993, com o propósito de levar a linguagem universal da música para salas de aulas, fábricas, asilos, orfanatos, hospitais e penitenciárias, transformando concertos didáticos em ingredientes de integração social. A Camerata Antiqua de Curitiba tem como atual sede oficial a Capela Santa Maria. A maturidade musical conquistada em quatro décadas de atuação está registrada em oito discos (long plays) e seis CDs. A versatilidade na execução da música antiga e contemporânea é elemento fundamental de um trabalho contínuo, verdadeiro legado à cultura brasileira.

Serviço:

Camerata Antiqua de Curitiba em turnê pelo interior LAPA
Teatro São João (R. Francisco Cunha – Zoneamento e Uso do Solo Urbano)
23 de outubro, 17h30
GRATUITO