Notícias

25 abr

Uberaba tem festa cultural pelo aniversário de Vladimir Kozák

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
kozak

A Casa Kozák, espaço cultural do bairro Uberaba, terá uma programação especial nesta quinta-feira (25/4) para comemorar o aniversário do pintor, cinegrafista e indigenista Vladimir Kozák (1897-1979). Haverá contação de histórias, roda de leitura, músicas e oficinas inspiradas no universo do pesquisador. A programação, das 9h às 18h, é gratuita.

Nascido na antiga Tchecoslováquia, em 19 de abril de 1897, Vladimir Kozák veio para o Brasil em 1928 e se instalou em Curitiba dez anos depois, passando a registrar, como fotógrafo e cinegra?sta, as expedições cientí?cas de antropólogos e pesquisadores paranaenses. Ele morreu em 1979, deixando um acervo de 44 mil itens entre objetos pessoais, fotografias e filmes documentários sobre os índios e a cultura popular brasileira. O acervo encontra-se atualmente no Museu Paranaense.

O imóvel que abriga o centro cultural foi residência de Vladimir Kozák. Após a sua morte, a casa tornou-se uma unidade da Fundação Cultural de Curitiba. Em 2016, depois de passar por reformas, o espaço foi reaberto com biblioteca, cursos e atividades culturais programadas de acordo com as demandas da comunidade.

Serviço: programação especial de aniversário de Vladimir Kozák

Local: Centro Cultural Casa Kozák (R. Padre Júlio Saavedra, 588 – Uberaba)

Data e horário: quinta-feira (25/4), das 9h às 16h

Entrada franca

PROGRAMAÇÃO

9h – Contação de histórias

9h30 – Oficina de origami

10h – Abertura da exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos da Casa Kozák

14h – Contação de histórias do livro “Histórias Tchecas”, de Thomas Destro

14h40 – Apresentação de violão e viola caipira

15h20 – Canto e dança de tradição guarani

16h – Roda de Leitura “Kafkianos”