Notícias

21 nov

Últimos dias para inscrições nos cursos de Música Antiga da 41ª Oficina de Música de Curitiba

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
00418767

Instrumentos como alaúde renascentista, teorba, guitarra barroca, cravo e viola de gamba serão os protagonistas de cursos de Música Antiga da 41ª Oficina de Música de Curitiba. Esta edição, programada para ocorrer de 25 de janeiro a 4 de fevereiro de 2024, oferecerá oito cursos na área conduzidos por professores internacionalmente reconhecidos. As inscrições estão abertas no site até o dia 30 de novembro.

Além dos cursos especializados em Música Antiga, esta edição da Oficina apresenta uma ampla gama de estilos como Música Erudita, MPB, Música e Tecnologia e Musicalização Infantojuvenil. São mais de 2.400 vagas disponíveis para participantes de todos os níveis de conhecimento.

Os cursos de Música Antiga têm consistentemente atraído alunos de diversos estados do Brasil e de outros países, graças à singularidade da Oficina de Música de Curitiba. Esta é a única iniciativa no país que proporciona uma imersão tão específica, contando com professores e instrumentistas de renome.

Do ponto de vista histórico, o gênero abrange a música produzida a partir do século 16, com ênfase nos períodos barroco, renascentista e clássico. A designação “música erudita” surge a partir do século 19.

Cursos

Os cursos contam com a participação destacada de músicos britânicos, incluindo Monica Huggett, diretora artística do Programa de Performance Histórica da Juilliard School of Music, que ministrará o curso de violino e viola barroca ao lado do diretor e violinista Rodolfo Richter. Outros renomados professores são Michael Chance e Rowan Pierce, que conduzirão o curso de Interpretação e Técnica no Canto na Música Antiga.

Dentre os instrutores internacionais destacam-se ainda Benoit Laurent (Bélgica) no oboé barroco e flauta doce; Olaf Reimers (Alemanha) no violoncelo barroco; Anne Freitag (Alemanha) na flauta transversal; e James Johnstone (Inglaterra) e Benjamin Alard (França) no cravo.

Todos os alunos inscritos em aulas individuais, selecionados pelos professores, terão automaticamente acesso a aulas de práticas coletivas, tais como música de câmara, orquestra barroca e clássica. Além disso, tradutores voluntários, que também são músicos, estarão disponíveis para facilitar a dinâmica dos cursos.

Parceria

A 41ª Oficina de Música de Curitiba é realizada pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba, com o apoio de várias instituições, incluindo Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Centro Cultural Teatro Guaíra, Família Farinha, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Teatro Regina Casillo.

Serviço: 41ª Oficina de Música de Curitiba

De 25 de janeiro a 4 de fevereiro de 2024
Inscrições pelo site oficinademusica.org.br