A primeira fase da seleção de cantoras bolsistas para o Vocal Brasileirão foi realizada, e a lista com os nomes e horas para a próxima etapa já está disponível AQUI: Homologação das inscrições Vocal Brasileirão 2017.
A segunda etapa é a prova prática, na qual a candidata deverá executar três peças: duas do repertório do grupo definidas em edital e uma peça de livre escolha no universo da MPB e prova de leitura na qual a candidata deverá executar um solfejo à primeira vista. O resultado será divulgado no dia 05 de abril no site da Fundação Cultural, www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac) www.icac.org.br.
A cantora aprovada vai integrar o Grupo Vocal Brasileirão, criado em 1994, pelo compositor e maestro Marcos Leite (1953-2002). O Grupo é composto por 12 cantores (seis vozes femininas e seis masculinas), com o apoio de um quarteto de instrumentistas, tendo como formação básica violão, piano, baixo e bateria. Todos os cantores do Vocal Brasileirão são solistas; desta maneira, o público tem a oportunidade de ouvir não somente o resultado do conjunto de vozes, mas também os timbres particulares de cada um de seus integrantes. Em seu repertório o Brasileirão interpreta canções de grandes nomes da MPB como Ary Barroso, Caetano Veloso, Chico Buarque, Edu Lobo, Gilberto Gil, Guinga, Pixinguinha, Tom Jobim e Toninho Horta e dos paranaenses Paulo Leminski e Sérgio Justen. O grupo recebeu por três vezes consecutivas (1997, 1998, 1999) e ainda em 2002, o prêmio Saul Trumpet, como Melhor Grupo Vocal do Estado do Paraná. Desde 2006, está sob a direção de Vicente Ribeiro. Em 2008, o Vocal Brasileirão gravou seu primeiro CD solo, “Invisível Cordão”, inteiramente dedicado às canções de Chico Buarque e Edu Lobo. Com um som personalizado e envolvente, o grupo já conquistou um lugar de destaque na vida cultural de Curitiba.
VEJA AQUI NESTE LINK AS CANTORAS SELECIONADAS PARA A PRÓXIMA ETAPA:
Homologação das inscrições Vocal Brasileirão 2017