Notícias

10 ago

Villa-Lobos e Osvaldo Lacerda são homenageados pela Orquestra

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
villa2

Essa semana duas efemérides importantes de compositores brasileiros serão comemoradas pela Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba, os 130 anos de nascimento do maestro Heitor Villa-Lobos e os 90 anos do pianista Osvaldo Lacerda. Os concertos têm a direção musical do spalla Winston Ramalho e acontecem na sexta-feira (11) às 20h e sábado (12) às 18h30, na Capela Santa Maria Espaço Cultural.

São dois compositores brasileiros que não poderiam passar pela temporada 2017 da Orquestra sem receber destaque, ressalta Winston Ramalho. “a gente tem o dever de sempre lembrar os grandes músicos do nosso país. Fazer com que eles não caiam no esquecimento e reforçar a nossa cultural”, afirmou o diretor musical.

Abre o Programa a obra ‘Quarteto de cordas nº 1 Op. 50’ de Heitor Villa-Lobos (1887-1959). O maestro e compositor brasileiro, foi considerado um expoente da música erudita no Brasil. Suas peças são executadas no circuito dos mais prestigiados teatros europeus e americanos. Durante sua vida, criou cerca de mil obras entre cirandas, choros, sinfonias, música de câmara, óperas e outros gêneros musicais — em tudo o que compôs, imprimiu uma marca de brasilidade.

De Osvaldo Lacerda (1927-2011) será executada ‘Quatro peças modais para orquestra de cordas’. O compositor Lacerda é o contemporâneo brasileiro que tem maior percentual de sua obra dedicando à canção de câmara. Preocupa-se em explorar o caráter nacionalista, perpetuando em música as variações das diversas manifestações folclóricas e religiosas, além de contos populares e textos de poetas nacionais.

Serviço:
Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba
A música de Villa-Lobos e Osvaldo Lacerda
Direção musical Winston Ramalho
Datas:
Sexta-feira (11) às 20h e sábado (12) às 18h30
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural
Ingressos: R$30 e meia-entrada R$15