Luiz Amorim – Currículo

LuizAmorim

 

 

Luiz Amorim (Luiz Alberto Amorim de Freitas) tem 38 anos, é natural de Nova Friburgo RJ, e é pessoa com baixa visão. Cursou o ensino fundamental no Instituto Benjamin Constant no Rio de Janeiro, onde teve a oportunidade de estudar música com professores cegos, com os quais aprendeu a MUSICOGRAFIA BRAILLE (partitura em Braille), e todo um conjunto de saberes específicos envolvendo o ensino de música para pessoas com deficiência visual. É licenciado em música pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) desde 2015, especialista em Educação Especial Inclusiva pela faculdade São Braz (2019), e é mestrando em música na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP/UNESPAR, 2019), sob orientação do Prof. Dr. Adriano Giesteira. 

Reside e atua em Curitiba desde 2012. Desde 2016 desenvolve voluntariamente nessa cidade o PROJETO MÚSICA TÁTIL, que oferece um curso de Teoria Musical e Solfejo para pessoas com deficiência visual envolvendo a MUSICOGRAFIA BRAILLE. Além deste curso propriamente, o Projeto Música Tátil também tem como propósitos promover a atividade musical profissional de seu público, e chamar a atenção para a necessidade da acessibilidade cultural em Curitiba. A iniciativa foi certificada como “Boas Práticas de Inclusão” pela prefeitura de Curitiba em 2018. 

Desde 2018 integra a comissão organizadora do encontro sobre música e inclusão (EMI), da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande Do Norte (EM/UFRN). 

Tem ministrado, de forma pioneira, oficinas sobre educação musical direcionadas para pessoas com deficiência visual e interessados no tema em festivais de relevância regional e nacional (XXIX e XXX Festivais De Música de Cascavel (PR); XXI Festival de Música de Itajaí (SC); INTERARTE III (PR); I Festival Música e Inclusão (MG); 36, 37 e 38 Oficinas de Música de Curitiba (PR). 

Vídeos ilustrativos produzidos por ocasião de oficinas ministradas em diversos festivais estão disponíveis no endereço eletrônico: 

https://www.youtube.com/channel/UCHI0E18Xvlmc7MuX15Z2kUg