*INSCRIÇÕES ENCERRADAS (ALUNOS ATIVOS E ALUNOS OUVINTES)
Masterclass “PRÁTICAS DE CANTO POPULAR APLICADAS À CANÇÃO BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA” com FERNANDA PORTO: cantora, compositora, multi-instrumentista e produtora musical paulista.
Apresentação:
A masterclass da artista paulista de renome nacional Fernanda Porto será caracterizada por um laboratório de técnica vocal aplicado ao uso da voz na canção popular brasileira e suas interpretações, inteiramente voltada para alunos avançados de Canto Popular do CMPB.
Os três professores de Canto Popular do Conservatório de MPB de Curitiba indicaram, cada um, 4 alunos, num total de 12 participantes que receberão atendimento individual além das atividades coletivas.
Foram disponibilizadas também, mais 40 vagas gratuitas alunos de Canto Popular ouvintes, esgotadas rapidamente, que assistirão às aulas para agregar conhecimentos.
Conteúdos programáticos/atividades da masterclass:
– Audição e gravação de 2 canções escolhidas por cada aluno;
– Análise de conteúdo e acompanhamento;
– Técnicas aplicadas;
– Gravação e avaliação de resultados;
– Apresentação musical de encerramento com os alunos participantes (às 17h do dia 16 de agosto de 2025, no Auditório Nhô Belarmino do CMPB). Cada aluno, juntamente com a professora, escolherá uma das músicas trabalhadas para apresentar.
Conheça o trabalho de Fernanda Porto:
Youtube: www.youtube/fernandaportooficial
Instagram: www.instagram.com/fernandaportooficial
Carga horária: 6h30 horas/atividade em sala de aula, mais a apresentação musical
Dias e horários da masterclass: 15 de agosto, sexta (das 19h às 22h) e 16 de agosto, sábado (das 9h30 às 13h)
Dia e horário da apresentação de encerramento: 16 de agosto, sábado, às 17h
Local: Conservatório de MPB – Auditório
Material didático: escolha e envio das 2 canções do repertório de música popular brasileira já na sua própria tonalidade (letra/cifra).
Endereço: Conservatório de MPB – Rua Mateus Leme, 66 – São Francisco – Curitiba-PR – Fone: 3321-3208
Mais informações: Coordenação Pedagógica do CMPB – 41 99183-9383
Release da artista ministrante:
Fernanda Porto é cantora, compositora, produtora musical e multi-instrumentista brasileira. A artista nunca enxergou limites entre ritmos e estilos, conseguindo assim encontrar uma identidade única ao trazer elementos da nova música eletrônica para o universo da canção brasileira. Entre seus principais sucessos, estão canções de sua autoria como Sambassim, Tudo de Bom e Amor Errado, além de releituras para clássicos de compositores brasileiros como Só tinha de ser com você (Jobim/Aloísio de Oliveira), Roda Viva (Chico Buarque) com participação de Chico Buarque e Sampa, de Caetano. Em sua carreira fonográfica, lançou sete álbuns 7 álbuns autorais, sempre assinando a produção musical e um DVD gravado ao vivo: Fernanda Porto (2002), Giramundo (2004), trilha sonora do filme Cabra Cega (2005), The Best Off (2005), Fernanda Porto ao Vivo (2006-DVD e CD)com participação de Daniela Mercury, Autorretrato (2009), Corpo Elétrico e Alma Acústica, (2020) e seu mais recente Contemporane@ (2022) interpretando ao piano canções de novos autores da música brasileira, com excelente repercussão da crítica musical.
Em sua trajetória como intérprete, gravou e produziu “Charme do Mundo” no DVD “Acústico Marina Lima”, ao piano gravou a canção “Hoje” de Taiguara no DVD “A voz da mulher na obra de Taiguara” -Memorial da América Latina, “Sentado à beira do caminho”, de Roberto e Erasmo Carlos, para o DVD “40 anos da Jovem Guarda”, “Modinha” (Jobim/Vinicius) para o DVD “Casa da Bossa” uma homenagem a Jobim e DVD “Baile Barroco” com Daniela Mercury cantando “Roda Viva” e “Só tinha de ser com você”
Foi duas vezes nomeada ao Grammy Latino, teve “Disco Duplo de Ouro” em seu disco de estreia e ganhou o VMB (MTV) de melhor videoclipe de música eletrônica. Já gravou com nomes como Chico Buarque, Marina Lima, Toni Garrido e Daniela Mercury. Com uma carreira consolidada, seu talento a levou a turnês internacionais pela Europa, Estados Unidos e Japão. Fernanda já dividiu o palco com artistas de diversas gerações como Elza Soares, Zélia Duncan, Frejat, João Donato, Toni Garrido, Fernanda Takai, Paula Lima, Chico César, Marcos Valle, Banda Bossacucanova, Roberto Menescal, Marina Lima, entre outros.
Trilhas Sonoras: paralelamente à carreira artística, Fernanda Porto sempre se dedicou à criação e produção de trilhas sonoras para cinema e documentários. Entre elas, destaque para a do filme “Cabra-Cega”, de Toni Venturi, lançada em CD que vendeu mais de oito mil e venceu os prêmios Melhor Trilha Sonora no Festival de Cinema de Cuiabá, II Festival de Cinema de Maringá e II Fest-Cine de Belém do Pará; “O Velho – A história de Luiz Carlos Prestes” (1998) de Toni Venturi / GNT; “Ruído de Passos” (1995) de Denise Gonçalves; “Vítimas da Vitória” (1994) de Berenice Mendes – Melhor Trilha Sonora no Festival de Brasília; “Coisas Prateadas” (1994) de Heloísa Passos e Lina de Albuquerque; “1999” (1993) de Toni Venturi e “Desterro” (1991) de Eduardo Paredes – Melhor Trilha Sonora no Festival de Cinema do Maranhão.