OFICINA DE COMPOSIÇÃO – Compondo do Rap ao Samba com a cantora e compositora JANINE MATHIAS
Apresentação:
Janine Mathias é compositora autodidata e tem uma trajetória marcada por músicas com refrões fortes e potentes . A cantora já foi elogiada por Toninho Gerais, Criolo e Rodrigo Campos pelas suas composições.
Nesta oficina, a cantora abre sua história e através de suas composições mostra a versatilidade de suas composições e métodos. A oficina propõe a análise de suas músicas e uma troca entre todos compondo em um Beat(instrumental) de RAP.
Conteúdos programáticos da atividade:
- Roda de conversa – Identificação dos principais pontos a serem trabalhados. Composições iniciais: Eu Quero Mergulhar / Me Fez Canção (2012)
https://www.youtube.com/watch?v=Avyr9yoSUpw https://www.youtube.com/watch?v=8Pm5IUxDtn0
- Dividindo composições: técnicas de aprimoramento, como “compor com outros artistas agrega e traz novos horizontes”: parcerias de Janine com os artistas Rincon Sapiência, Tuyo, Bernardo Bravo, Inês Rainha, Bom dia.
- Demonstração do método para compor e adaptação do Samba para o RAP.
Técnicas de Aprimoramento. Compor uma letra com os alunos.
- Encerramento.
Conheça o trabalho de Janine Mathias:
https://sites.google.com/view/janinemathias-portfoliogeral/p%C3%A1gina-inicial
Carga horária: 03 horas/atividade
Dia(s) e horário(s) da atividade: 22 de março de 2025, sábado, das 10h às 13h
Local: Conservatório de MPB
Material didático: papel, lápis e borracha
Nº de vagas oferecidas – máximo de 10 alunos
Público-alvo: jovens e adultos apreciadores de Samba
Valor: gratuito com inscrições
Inscrições: através do link https://forms.gle/Dg4V36YsdAxvgH7M9 (atualizado 27/02)
Local: Conservatório de MPB – Rua Mateus Leme, 66 – São Francisco – Curitiba-PR – Fone: 3321-3208
Mini-currículo de Janine Mathias
Cantora, compositora, atriz e empreendedora cultural já dividiu palco com grandes nomes como Criolo, Sandra de Sá, Fabiana Cozza, Ellen Oléria e Nei Lopes.
Tem seu trabalho autoral com diversos singles já lançados e na discografia o EP “Eu quero mergulhar” e o disco “Dendê”, que é o retrato da Música Preta Brasileira. Dendê ganhou uma tiragem limitada de vinil em celebração aos 5 anos de lançamento no final de 2023. Seu segundo álbum solo: “o RAP do meu Samba”, tem direção musical de Rodrigo Campos, e assim como diz na música de trabalho “Devoção” com clipe e single já lançados: “mais que um dom minha devoção, minha razão para sonhar”.
Janine Mathias não nega suas raízes, é filha de sambista do berço boêmio de Brasília, cidade onde nasceu e aprendeu nas ruas o RAP que mudou sua história. Radicada em Curitiba desde 2009, foi lá que nasceu profissionalmente para a música e realiza, desde 2014, o projeto Samba da Nega, uma celebração ao samba idealizado para criar um espaço em que a ancestralidade negra e a história da música brasileira sejam exaltados. O projeto já foi realizado em diversos espaços de Curitiba, São Paulo e Brasília, e nessa história, já reuniu diferentes artistas – entre bandas e convidados – e têm público fiel que a cantora chama de “família da nega”. Ela é samba, é RAP, é soul, é diversidade musical e cultural.