CONSERVATÓRIO DE MPB RECEBE O SARAU “MEMBRANA APRESENTA”, COM SHOW DA BANDA ÍMÃ
Iniciativa da Canô Produções, evento celebra a literatura em diferentes formas – da declamação à canção
Um momento de celebração em torno da arte da palavra. Essa é a proposta do “Sarau Membrana Apresenta”, que ganha vida no próximo dia 8 de novembro, no Conservatório de MPB de Curitiba. O evento conta com a participação de integrantes do coletivo de escrita Membrana e de outros artistas da cidade, privilegiando o convite a pessoas autoras com deficiência. A celebração mescla literatura, performance e música, e se encerra com um show autoral da banda curitibana ímã encerra, preparado especialmente para o sarau.
Com direção artística de Semy Monastier, o evento integra o projeto “Membrana lê Membrana”, uma iniciativa de incentivo à leitura que tem por objetivo contribuir para a formação de jovens leitores e para o acesso à apreciação da literatura por meio da obra da Membrana. O projeto engloba a realização de oficinas de escrita, rodas de leitura e de videoleituras, cuja curadoria abarca a produção literária do coletivo.
“Esse ‘estar junto’, promovendo um sarau plural, dialoga com a própria dinâmica da Membrana que, desde sua essência, é feita pela coletividade e para a coletividade”, afirma Anna Carolina Azevedo, idealizadora da iniciativa e membra da “grupa”, como o coletivo se autodenomina. Além de Azevedo e Monastier, integram a Membrana be rgb, Brenda Sodré, Daniele Rosa, Dédallo Neves, Francisco Mallmann, Gizele Carneiro, Hell, Izadora Figueiredo, Jessica Stori, Julia Raiz, Lu Faccini, Luna Madsen, Mariana Marino, Mercuria, Natasha Tinet, Rafaela Tavares Kawasaki, Raul K. Souza, Richard Roch, Ronie Rodrigues e Thalita Sejanes.
Fundada em 2017, a Membrana é uma comunidade de artistas que escrevem a partir da cidade de Curitiba. A diversidade da grupa se reflete tanto nos fazeres artísticos, quanto nos recortes identitários: a formação é constituída por agentes de literatura, artes cênicas e
visuais, cinema, dança, música e performance e congrega pessoas autoras experientes e iniciantes, das gerações X, Y e Z, pretas e brancas, LGBTQIAP+, neurodivergentes, com deficiência, mães – um círculo de polifonia e alteridade.
íma
Já a ímã é um ajuntamento de oito artistas multi-instrumentistas que experimentam com a canção brasileira. Seus shows são resultado de uma combinação de referências artísticas que passam pelo teatro e artes visuais, criando sonoridades coloridas somadas a letras insurgentes e performances marcantes. Em 2021, a grupa musical gravou o disco “Furiosa Aberta” (2021) com composições de Francisco Mallmann, Julia Raiz e Natasha Tinet, pessoas autoras da Membrana. O trabalho conta ainda com canções de Faccini (guitarra, clarinete, percussão e voz).
Concretizado pela Canô Produções, “Membrana lê Membrana” é um projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba. O apoio cultural é da Orb Set e da Cabana Azul. O incentivo é do Colégio Positivo e da Universidade Positivo.
Serviço:
Sarau “Membrana lê Membrana”
Com a banda ímã e artistas convidados 08/11 (sábado), a partir das 10h
Conservatório de MPB de Curitiba | Rua Mateus Leme, 66 – São Francisco Entrada franca