CONCERTO DE MÚSICA DE CÂMARA
HOMENAGEM A BEETHOVEN – 250 Anos de Nascimento
31 de outubro, 18h30 Capela Santa Maria Espaço Cultural
Ludwig van Beethoven (1770-1827)
Sonata para piano Op. 10 nº 2 (1796-98)
Sonata para violino e piano Op. 24 “Primavera” (1800-01)
Winston Ramalho violino
Clenice Ortigara piano
NOTAS DE PROGRAMA
A Sonata para piano Op. 10 nº 2, distingue-se pela falta de contrastes essenciais, substituída por uma elegância coerente, que explora traços estilísticos antiquados, por vezes com humor; até a escrita para piano é esparsa e límpida, quase cravo. Esta última característica é evidente já no Allegro inicial, marcado por uma graça rococó, tanto nos elementos temáticos, como nas saborosas brincadeiras da coda, com os saltos de registro da mão direita; o desenvolvimento tem a função de desvio, baseado não no material temático, mas em células rítmicas curtas e no contraste entre legato e staccato. O movimento mais interessante, entretanto, é o Allegretto, um cruzamento entre um andamento lento e um Scherzo; o movimento tem caráter reflexivo e se baseia no contraste entre uma melodia sinuosa desenvolvida polifonicamente e a melodia cordal da seção central. O Finale, Presto, volta ao humor do primeiro movimento, e tenta conciliar a forma sonata com um fugato ao estilo cravo, com um tema martelado e um curso brilhante e fluido.
Arrigo Quattrocchi
Sonata para violino e piano Op. 24 “Primavera”
Beethoven compôs a Sonata n.º 5 a partir de rascunhos de 1794-1795, concluindo-a apenas em 1801. O obra é dedicada a um dos seus mais generosos patronos – o conde Moritz von Fries, a quem Beethoven viria a dedicar a 7ª Sinfonia. É umas das suas sonatas mais conhecidas, um tema fácil de lembrar e que deambula pela memória auditiva de todos. O epíteto Primavera (colocado após a morte do compositor) irá remeter-nos para o clima da peça, cheia de alegria, vigor, frescura e esperança. As melodias simples e elegantes predominam mas também surgem outros temas com humor, lembrando a faceta mais divertida e bem-humorada do compositor. Esta é a 5ª entre as 10 sonatas que Beethoven compôs para violino e piano, mas a primeira a conter quatro andamentos. Abre com uma melodia inesquecível, escrita para violino em Fá maior, com o piano na mera função de acompanhamento. O segundo tema é rítmico e enérgico e desenvolve-se à volta de dois motivos contrastantes. O segundo andamento é de uma simplicidade e dimensão etérea, predominando as linhas melódicas simples e elegantes, com o violino e o piano a alternarem o tema com variações ligeiras. No scherzo e trio sobressai o efeito sincopado, em jogos de motivos entre piano e violino. Por último, o andamento final encontra-se na forma rondó e é construído sobre um tema de Mozart, “Non più di fiori” da ópera séria A Clemência de Tito – uma homenagem ao seu ilustre antecessor. Um tema lírico alterna com três episódios, preenchendo todo o andamento de espontaneidade e luz e demonstrando a invenção e sentido de humor de Beethoven.
Liliana Marinho
PRÓXIMO CONCERTO
CONCERTO DE MÚSICA DE CÂMARA
HOMENAGEM A NEPOMUCENO E BEETHOVEN
Dia 21 Novembro, 18h30 Capela Santa Maria Espaço Cultural
PROGRAMA
Alberto Nepomuceno (1864-1920)
[100 anos de morte]
Prece
Clenice Ortigara piano
Dan Tolomony violino
Claudio Santoro (1919-1989)
Sonata nº4 para violino e piano
Clenice Ortigara piano
Dan Tolomony violino
Henrique de Curitiba (1934-2008)
Trio 93
Clenice Ortigara piano
Klaiton Laube violoncelo
Dan Tolomony violino
Ludwig van Beethoven (1770-1827)
[250 anos de nascimento]
Quarteto nº 4 em Dó menor Op. 18
Paulo Hübner violino
Dan Tolomony violino
Daniel Mendes viola
Klaiton Laube violoncelo