Notícias

3 set

De médicas a manicures, mulheres formam turma de percussão no Conservatório

Publicado em: Conservatório de Música Popular Brasileira por: viridiana
vina

Do consultório médico para o surdo, do salão para o pandeiro, da sala de aula para o triângulo. A diversidade de profissionais e de instrumentos marcam as batidas no curso de Percussão do Conservatório de Música Popular Brasileira, no Largo da Ordem. A única coisa em comum é um grupo formado só por mulheres.

Toda quarta-feira à noite, batuqueiras de diferentes profissões se encontram na sala Pixinguinha, das 20h às 21h, nas aulas do músico Vina Lacerda. Professor há 12 anos no Conservatório, ele afirma que mulheres sempre frequentaram aulas de percussão, mas nunca houve uma turma exclusivamente feminina.

“É a primeira vez que temos uma turma só de mulheres e vejo que elas são mais persistentes que os homens, não desistem tão rapidamente das aulas”, disse Vina Lacerda.

Na mesma sala tem pediatra, manicure, antropóloga, professora e outras profissionais. Assim como as profissões são variadas, no curso cada uma procura um objetivo diferente.

Com um pouco de conhecimento em piano, a professora de alemão Andrea Vaz se encantou com o universo da percussão quando começou a frequentar o circuito musical de Curitiba.

De espectadora em shows e apresentações, Andrea resolveu este ano se inscrever no curso de percussão para afinar a audição. “Claro que quero aprender a tocar, mas meu objetivo é mesmo formação de plateia para poder apreciar melhor os concertos. O universo da percussão é muito rico e com os ouvidos afiados vou aproveitar muito mais”, falou.

A manicure Suzane Faria foi parar no Conservatório por indicação de um professor de atabaque e quer aprender para ensinar depois.

“Fiz cursos de vários instrumentos e me achei na percussão e meu objetivo é, depois o curso, ensinar as crianças”, conta Suzane

A sonoridade contagiante da percussão é uma forma de relaxar a correria e o estresse do dia a dia para a pediatra Juliana Vaz, que foi parar no curso por indicação de uma amiga. “Faço o curso mesmo por prazer. Estou gostando e está me fazendo muito bem.”

Qualidade musical a preço popular

O Conservatório de MPB, unidade da Fundação Cultural de Curitiba mantida pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura, oferece 27 cursos musicais, entre instrumentos, canto, teoria e práticas de conjunto voltados a crianças e adultos.

Atualmente os valores variam de R$ 50 a R$ 120 mensal. “Ter aula com um professor com a bagagem musical do Vina Lacerda por um preço desses, eu não conseguiria encontrar em nenhum outro lugar”, disse Andrea.

Para adolescentes a partir de 13 anos, os cursos são de canto popular, acordeom, baixo elétrico, bandolim, bateria, cavaquinho, clarinete, flauta doce, flauta transversal, guitarra, percussão, piano, saxofone, trombone, trompete, violão e viola caipira.

Disciplinas teóricas (a partir de 13 anos) de composição e arranjo instrumental em MPB, linguagem e estruturação musical e harmonia funcional também integram a programação de cursos.

E ainda as práticas de conjunto para conjunto de choro, conjunto de MPB, conjunto de música caipira e conjunto de samba. Para as crianças de 7 a 12 anos, o Conservatório oferece cursos de bateria, flauta doce, piano e violão.