Notícias

20 ago

Grupo Na Tocaia faz homenagem ao trombonista Raul de Souza

Publicado em: Conservatório de Música Popular Brasileira por: viridiana
00321310

Gênio do trombone falecido em 2021, Raul de Souza é homenageado em videoclipe do grupo Na Tocaia. O lançamento acontece na data em que seria o aniversário de 87 anos do músico, segunda-feira (23/8), às 19h, pelas redes sociais do Conservatório de MPB e Fundação Cultural de Curitiba. Outros cinco trombonistas de grande destaque no jazz internacional participaram da gravação.

Para a homenagem a música escolhida foi a Voilà, obra de Raul que também nomeia um de seus álbuns de maior repercussão. O baixista, diretor musical e integrante do grupo Na Tocaia Glauco Solter explica a escolha. “Essa música reflete a personalidade musical do Raul. Tem um pouco de samba, funk e uma energia brasileira que só ele tinha”, disse Glauco.

Amigo de Raul de Souza, Glauco o conhecia desde 1995. Com o grupo Na Tocaia, acompanhou Raul em inúmeras turnês. Nos mais de oito anos juntos, percorreram a África, Europa, foram pra China, Romênia e Tunísia.

Além de Glauco, fazem parte do Na Tocaia Endrigo Bettega (bateria), Jeff Sabbag (teclado) e Mario Conde (guitarra). Trombonistas admiradores da obra de Raul, de grande destaque no jazz internacional, foram convidados a participar: Chistopher Schwizer (Alemanha), Conrad Herwig (Dinamarca), Sergio Coelho (Brasil), Renigio Pereira (Paraguay) e Ivan Simanovsky (Argentina). A edição é da produtora Gramofone.

Raul de Souza

Reconhecido internacionalmente como um dos maiores músicos da atualidade, tinha forte ligação com Curitiba. Participou ativamente da cena jazzística, sendo que suas grandes apresentações foram na Oficina de Música, na qual também foi professor em diversas edições.

Batizado artisticamente por Ari Barroso, o músico é reconhecido pelo improviso suingado, pelo samba-jazz e por ser o inventor do “souzabone”, um trombone com quatro válvulas, uma a mais do que no instrumento tradicional.

Raul trabalhou com Sérgio Mendes, Flora Purim, Airto Moreira, Milton Nascimento, Sonny Rollins, Cal Tjader e a banda de jazz fusion Caldera. Também já dividiu o palco com Pixinguinha, Baden Powell, Tom Jobim, Zimbo Trio, Paulo Moura, Milton Nascimento, Djavan, Maria Bethânia, Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti.

Serviço: vídeo em homenagem a Raul de Souza

Data: segunda-feira (23/8), às 19h
Onde ver:  Facebook da Fundação Cultural de Curitiba e Facebook do Conservatório de MPB