Notícias

17 nov

Orquestra de Câmara de Curitiba apresenta obras inéditas no fim de semana

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
duo

Do clássico ao jazz erudito. Assim será o concerto da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba neste fim de semana. Estreias nacionais, obras de Beethoven e Kapustin serão executadas com direção musical e solos do violinista Alejandro Aldana e do pianista Fábio Martino.

As apresentações acontecem nesta sexta-feira (19/11), às 20h, e no sábado (20/11), às 18h30. Ingressos custam R$ 35 e 17,50 (meia entrada) e podem ser adquiridos na bilheteria da Capela Santa Maria ou pelo site minhaentrada.com.br. A meia entrada vale para estudantes, idosos (60 anos ou mais) e gestantes.

No segundo dia de apresentação, o concerto será transmitido ao vivo gratuitamente, pelo youtube do Instituto Curitiba de Arte e Cultura e no Coreto Digital, telão 360ª do Passeio Público.

A peça que abre o concerto é a clássica e emblemática Sonata para Violino e Piano nº9 “Kreutzer Sonata”, de Ludwig van Beethoven (1770-1827), que recebeu uma inusitada adaptação para violino e cordas de Gabriel Marques e Vinícius C. Jaloto. Escrita em 1803, a obra é notável por sua dificuldade técnica e duração incomum (cerca de de 10 minutos).

Na segunda parte do programa, o pianista Fábio Martino se junta a Aldana para interpretar o Concerto Duplo para Violino, Piano e Orquestra de Cordas, de Nikolai Kapustin (1937-2020). O compositor contemporâneo adquiriu renome como pianista de jazz e improvisador. Essa fusão de estilos díspares se tornou uma marca registrada do catálogo de Kapustin.

Convidados para esses concertos ao lado da Orquestra de Câmara, os músicos Aldana e Martino formam o DUO AM. O duo recentemente gravou o seu primeiro CD, Déjà Vu, com previsão de turnê pelo Brasil para o próximo ano.

Serviço: Orquestra de Câmara de Curitiba

Direção musical e violino solo – Alejandro Aldana (SP)
Piano solo – Fábio Martino (SP)
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)
Datas: sexta-feira (19/11), às 20h. Sábado (20/11), às 18h30 (com transmissão)
Ingressos: R$ 35 e 17,50 (meia entrada) na bilheteria da Capela Santa Maria ou pelo site minhaentrada.com.br