Notícias

10 maio

Capela Santa Maria tem concerto de música antiga neste fim de semana

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
00388025

A Capela Santa Maria, no Centro, será tomada pela música antiga nesta sexta-feira (12/5), às 20h, e no sábado (13/5), às 18h30. Um octeto do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba e um grupo instrumental de cordas apresentam o concerto Vespres à La Vierge, especialmente dedicado ao Dia das Mães (14/5).

Com regência de Luís Otávio Santos, será uma noite em homenagem aos 380 anos de compositor Marc-Antoine Charpentier (1643-1704). Os ingressos para o concerto podem ser adquiridos pela plataforma Minha Entrada.

O repertório traz um conjunto de músicas sacras que remetem à Virgem Maria, todas compostas por Charpentier. “O programa bonito e diferente, está fora da rotina, mesmo da música de concerto. Ele é ele, quem nunca ouviu Charpentier vai sentir um gostinho diferente”, disse o maestro.

Conhecido por ser um exímio violinista, Luís Otávio, especialista em música antiga, irá tocar cravo e órgão no concerto.

Para obras desses períodos os instrumentos passam por processos de recuperação e ganham uma estética diferente. “Fazer essa música necessita de uma aproximação lenta, porque ela está muito apartada da gente, e isso é maravilhoso. Devemos conquistá-la, trazê-la de novo à vida. São obras-primas, mas precisam ser executadas daquele jeito para não perderem completamente o sentido”, completou o maestro, que também é doutor em Musicologia Histórica pela Unicamp.

Charpentier foi um compositor francês do período barroco e é reconhecido por suas obras religiosas, óperas e músicas de câmara. Ele foi um dos primeiros a usar o canto gregoriano nas composições.

O ensemble vocal é composto por Luísa Favero, Naura Sant’Ana, Daniele Oliveira, Yoran Sebastian, Lucio Hossaka, Sidney Gomes, Cláudio de Biaggi e Marcelo Dias e o ensemble instrumental conta com Mateus Prust e Paulo Hübner nos violinos, Marcus Ribeiro no violoncelo e Guilherme de Camargo na teorba.

Repertório

O concerto apresentará outras obras importantes de Charpentier, como Les Arts Florissants, escrita em 1685 para o grupo de músicos empregados por Marie de Lorraine, duquesa de Guise, em sua residência em Paris. A história diz respeito às artes homônimas, mostradas florescendo sob o reinado de Luís XIV.

O programa também contará com Beatus Vir, Laudate Pueri, Nisi Dominus, Ave Maris Stella e Magnificat. Atenção para as peças Salve Regina e Alma Redemptoris Mater, que serão executadas pelas vozes femininas do ensemble vocal.

Serviço: coro da Camerata Antiqua em Vespres à la Vierge

Regência – Luís Otávio Santos (SP)
Datas: sexta-feira, 12 de maio, 20h; e sábado, 13 de maio, 18h30
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273)
Ingressos pelo Minha Entrada