Notícias

19 mar

Com Bach e Händel, Camerata Antiqua de Curitiba abre temporada e comemorações pelos 50 anos

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
Camerata Antiqua de Curitiba - Concerto 50 Anos - Foto Cido Marques (11)

Com a presença de personalidades que moldaram sua trajetória, a Camerata Antiqua de Curitiba celebrou o quinquagésimo aniversário neste fim de semana, marcando o início da temporada de concertos de 2024. Os espetáculos realizados nesta sexta (15/3) e no sábado (16/3) apresentaram obras de Bach e Händel, compositores mais executados ao longo de toda a história da Camerata de Curitiba.

O maestro argentino Cesar Bustamante conduziu o grupo e expressou sua alegria. “A Camerata é um farol na América Latina, uma referência na música barroca para todos que estudam o gênero. Sempre vimos Curitiba como uma irmã mais experiente na música, por isso é uma satisfação enorme estar aqui”, comentou o maestro.

Desde sua fundação em 1974, pelos visionários maestro Roberto de Regina e cravista Ingrid Müller Seraphim, o grupo tem sido um símbolo musical da cidade. Encantada com o concerto, Ingrid deixou palavras de elogio aos músicos. “A Camerata se superou e a performance desta noite já demonstra um nível surpreendente, fruto do amor dedicado à música”, disse Ingrid.

Do Rio de Janeiro, Roberto de Regina enviou um recado gravado transmitido no telão.

“Tenho uma filha, uma menina muito querida por todos, que este ano completa 50 anos, e só tenho a agradecer a todos pelo cuidado e zelo que Curitiba tem tido com essa criança”, disse um dos fundadores da orquestra erudita, Roberto de Regina.

Na plateia também estavam ex-integrantes do grupo. Mais de 120 músicos já passaram pela Camerata, entre eles a atual coordenadora, Janete Andrade, que antes atuava como oboísta. “É uma trajetória de vida, com momentos bons e outros mais desafiadores. Houve muita caminhada e hoje nos sentimos privilegiados por viver isso”, contou Janete.

O concerto foi também marcado pelo lançamento da exposição da Camerata, apresentando fotos e conquistas do grupo, além da inclusão da tradução em libras para ampliar a acessibilidade. Como um gesto de celebração ao passado e ao futuro, um brinde encerrou os concertos.

A temporada que comemora o jubileu de ouro do grupo promete reafirmar sua importância histórica e artística. Com mais de 70 concertos planejados e uma variedade de programas, a Camerata continua a tradição de excelência musical que a caracteriza há meio século.

50 anos de tradição e inovação

Mantida pela Fundação Cultural de Curitiba e administrada pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura, a Camerata Antiqua de Curitiba tem uma história de conquistas e sucessos.

Quando a Camerata iniciou sua trajetória na música, Curitiba vivenciava uma efervecência cultural singular com os célebres Festivais de Música que revolucionaram o meio artístico local e nacional. Desses encontros que atraíram para a cidade milhares de alunos e notáveis mestres, surgiram diversos grupos musicais pelo país.

O conjunto realizou seu concerto inaugural em 24 de junho de 1974, no Teatro do Paiol e, no início dos anos 1980, instalou sua sede no Solar do Barão. Os primeiros encontros foram na casa da família Brandão. “Meus irmãos participavam do grupo e logo eu entrei também, minha casa vivia uma ebulição de ideias”, comentou Zélia Brandão.

Desde o primeiro ensaio com o grupo, até os dias de hoje, o violinista Walter José Hoerner lembra com carinho a história. “Eu sou insistente, por isso estou aqui ainda. No começo não imaginávamos que seria tão duradoura, mas tínhamos vontade de fazer boa música, e foi isso que nos impulsionou”, disse. Desde 2008, o grupo ocupa sua sede definitiva na Capela Santa Maria.

Com o apoio de um Conselho Artístico, a Camerata alcançou uma maturidade musical que se reflete em seus oito discos e seis CDs, que apresentam obras de renomados compositores da música erudita universal. Além disso, sua preocupação com questões sociais é evidente através de programas como Música pela Vida, Alimentando com Música e Concerto nas Igrejas, que estabelecem laços sólidos com a comunidade curitibana.

CLIQUE AQUI para conhecer a temporada completa pelos 50 anos da Camerata Antiqua

Serviço: Camerata Antiqua

Concerto em Homenagem aos 331 anos da Cidade Mais Inteligente do Mundo. Tributo a Maria Callas
Data: quinat-feira (21/3), às 20h
Local: Teatro Positivo (Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300)
Ingressos no Disk Ingressos. Mais informações no Guia Curitiba Apresenta

A temporada 2024 da Camerata Antiqua de Curitiba é realizada pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura, por meio de contrato de gestão com a Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba, e por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal, com patrocínio do grupo Volvo, Sanepar – Companhia de Saneamento e Governo do Paraná. Apoio cultural da Família Farinha.