Notícias

18 mar

Em grande estilo, concerto celebra aniversário de Curitiba e título de Cidade Mais Inteligente do Mundo

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
00436369

Na próxima quinta-feira (21/3), Curitiba terá uma noite de celebração pelo aniversário da capital no Teatro Positivo. O Concerto em Homenagem aos 331 anos da Cidade Mais Inteligente do Mundo, da Camerata Antiqua de Curitiba e convidados especiais, será um tributo à lendária soprano greco-americana Maria Callas, a diva que conquistou o mundo com sua voz e interpretações arrebatadoras. O espetáculo, às 20h, terá a regência do maestro norte-americano Ira Levin.

Antes da apresentação, às 19h, também no teatro, ocorre a primeira edição do Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards, premiação do Smart City Expo Curitiba 2024, que também integra a programação de aniversário da capital.

Além de ser uma homenagem aos 331 anos de Curitiba, o concerto também marca um momento especial para a Camerata Antiqua de Curitiba, que celebra 50 anos de trajetória. Ao longo de cinco décadas, o grupo conquistou o coração do público com sua dedicação à música clássica e busca incessante pela excelência artística.

Para Janete Andrade, coordenadora de música erudita da Camerata, o legado da maior soprano da história tem um grande significado. “O impacto de Maria Callas perdura através das gerações, inspirando artistas e amantes da música lírica em todo o mundo. Foi uma das cantoras que mais conseguiu expressar musicalmente o drama de cada uma das personagens que ela realizou”, diz Janete.

O concerto promete transportar o público para o universo da ópera, com um repertório cuidadosamente selecionado para as comemorações. Desde árias intensas até singelos duetos e coros, cada momento será marcado pela interpretação musical de Callas para composições de Rossini, Bellini, Bizet, Puccini e Verdi.

“Essa programação mostra como a Camerata é versátil, oferecendo a possibilidade de prestar homenagens aos grandes vultos da história da música. É uma prova do compromisso da Camerata em proporcionar experiências musicais diversificadas para o público de Curitiba”, afirma Janete.

Entre os destaques do programa está a interpretação da emblemática Casta Diva, de Bellini, que será apresentada pela soprano Ludmilla Bauerfeldt, acompanhada pelo coro. O barítono Cláudio de Biaggi traz Votre Toast, de Georges Bizet (1838-1875), transportando todos para os cenários apaixonantes da ópera Carmen, enquanto a mezzosoprano Luísa Francesconi apresenta Habanera e o tenor Alexandre Mousquer, La fleur que tu m’avais jetée, todas extraídas da mesma obra.

Além disso, como uma homenagem especial, a Camerata Antiqua de Curitiba dedica parte do concerto a Giacomo Puccini (1858-1924), marcando o centenário de sua morte com a interpretação de O Mio Babbino Caro por Ornella de Lucca.

Mas o tributo vai além da música. É também uma oportunidade de conhecer a vida de Maria Callas, uma mulher cuja intensidade artística rivalizava com os dramas vividos nos palcos. Desde sua ascensão meteórica até os conflitos nos bastidores dos teatros mais prestigiados do mundo, sua história é tão cativante quanto suas interpretações.

Premiação

O Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards, que ocorre às 19h, também no Teatro Positivo, é uma premiação inédita destinada a municípios que, assim como a capital paranaense, investem em projetos sustentáveis e inovadores. O prêmio é um dos pontos altos do Smart City Expo Curitiba 2024, evento que ocorre de 20 a 22 de março, no Centro de Eventos Positivo (Parque Barigui), e torna a capital paranaense o centro internacional das discussões sobre cidades inteligentes.

Serviço: Concerto em Homenagem aos 331 anos da Cidade Mais Inteligente do Mundo apresenta Camerata Antiqua em Tributo a Maria Callas

Regência – Ira Levin (EUA/BR)
Data: quinta-feira (21/3)
Local: Teatro Positivo
Ingressos a R$ 35 (Inteira) e R$ 17,50 (meia-entrada conforme legislação vigente). Mais informações no Guia Curitiba Apresenta