Notícias

24 ago

Em show neste sábado, Orquestra à Base de Sopro apresenta Pixinguinha

Publicado em: Conservatório de Música Popular Brasileira por: viridiana
26371129720_ee8272c98b_h

A Orquestra à Base de Sopro traz de volta neste sábado (26) o projeto Pixinguinha na Praça, com apresentações ao longo do semestre que homenageiam o compositor. Com diferentes arranjos, a orquestra toca os maiores sucessos de Pixinguinha em shows que acontecem na Praça Jacob do Bandolim (Conservatório de MPB), todo último sábado do mês, a partir do meio-dia.

Para este semestre foram selecionadas 13 composições que fazem parte da coleção do Instituto Moreira Salles – Pixinguinha Outras Pautas, com arranjos escritos para o programa O Pessoal da Velha Guarda. São choros, valsas, maxixes, polcas, entre outros estilos que estarão presentes na programação, incluindo o clássico “Lamentos”, parceria de Pixinguinha com Vinícius de Moraes.

O maestro Sérgio Albach explica a grande aceitação do projeto no ano anterior. “Em 2016, tivemos grande público em todos os concertos. Retomamos com novo repertório, tanto para a divulgação do trabalho como para que os músicos estejam em contato com as raízes da orquestra popular brasileira”, disse Albach.

 

Orquestra À Base de Sopro – Mantida pelo ICAC – Instituto Curitiba de Arte e Cultura e considerada um dos principais grupos de música instrumental brasileira, a Orquestra à Base de Sopro foi fundada em 1998 pelo regente Roberto Gnatalli. Com 18 integrantes e aproximadamente 17 anos de existência, tem em seu currículo seis lançamentos fonográficos e mais de 20 artistas convidados, dentre eles: Egberto Gismonti, Nelson Ayres, Joyce Moreno, Vocal Brasileirão, Toninho Ferragutti, Vittor Santos, Itiberê Zwarg, Nailor Proveta, Roberto Sion, Mauro Senise, Laércio de Freitas, Emílio Santiago, entre outros, além de um repertório de gafieira com a cantora Roseane Santos.


Serviço:

Orquestra À Base de Sopro – Projeto Pixinguinha na Praça

Local: Praça Jacob do Bandolim – Conservatório de Música Popular Brasileira – R. Mateus Leme, 66.

Data e horário: 26 de agosto de 2017 (sábado), às 12h (meio-dia)
Entrada franca