Notícias

10 nov

João Rocha estreia o enigmático Sator com a Orquestra de Câmara

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
00416992

Os concertos deste fim de semana da Orquestra de Câmara de Curitiba marcam a estreia mundial da obra Sator, encomendada a João Rocha, compositor que também conduzirá o grupo nestas apresentações. Outros dois compositores clássicos se somam ao programa: Edward Elgar e Béla Bartók, daí o título: De Rocha a Bartók.

As apresentações acontecem nesta sexta-feira (10/11), às 20h, e no sábado (11), às 18h30, na Capela Santa Maria Espaço Cultural. Mais informações no Guia Curitiba Apresenta.

O destaque da noite será a estreia mundial de Sator, uma obra encomendada ao maestro especialmente para esta ocasião. Inspirado pelo enigma histórico do Quadrado de Sator, Rocha cria uma peça que busca capturar o mistério e a complexidade desse intrigante palíndromo de cinco palavras, que juntas podem ser lidas de diferentes formas e, ainda assim, podem ser compreendidas da mesma forma.

Esta é a primeira vez que Rocha atua à frente do grupo curitibano. A inspiração para a obra veio a partir de uma reportagem vista na emissora BBC Brasil sobre o enigma histórico.

Além disso, a Orquestra apresentará Introdução e Allegro de Edward Elgar (1857-1934), mergulhando na tradição dos Concerti Grosso, e Divertimento para Cordas de Béla Bartók (1881-1945), compositor mais importante da Hungria e o principal representante da modernidade clássica.

Biografia

João Rocha é um maestro, compositor, arranjador e pianista brasileiro de renome, com uma carreira impressionante que o levou a se apresentar em locais prestigiosos em todo o mundo, como o Carnegie Hall em Nova York e o Estates Theatre em Praga.

Serviço: Orquestra de Câmara de Curitiba

Data: sexta-feira (10/11), às 20h, e sábado (11/11), às 18h30
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273, Centro)