Notícias

9 abr

Orquestra de Câmara de Curitiba apresenta Itinerários Sonoros: de Yoshimatsu a Dvorák

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
00440704

A Orquestra de Câmara de Curitiba, que integra a Camerata Antiqua, faz seu primeiro concerto da temporada 2024. No repertório, composições contrastantes do japonês Takashi Yoshimatsu, músico influenciado por bandas do rock inglês, como Beatles e Emerson, Lake & Palmer, ao romântico tcheco Antonín Dvorák.

Sob a regência do maestro José Soares, de São Paulo, o espetáculo faz parte da programação dos 50 anos da Camerata Antiqua e será apresentado nesta sexta-feira (12/4), às 20h, e no sábado (13/4), às 18h30, na Capela Santa Maria. Mais informações no Guia Curitiba Apresenta.

O concerto é a estreia do maestro José Soares à frente do grupo. Vencedor do 19º Concurso Internacional de Regência de Tóquio em 2021, Soares traz consigo uma rica bagagem de experiência e talento, prometendo uma interpretação magistral e única das obras selecionadas.

O maestro destaca a importância de unir obras de diferentes épocas e lugares em um único concerto. “Uma das grandes virtudes de um programa de concerto é poder juntas obras de tempos e espaços longínquos em uma única ocasião”, disse Soares. “Então, façamos as malas para esta viagem, nos encantando com as melodias que vão das bandas inglesas até o Japão, seguindo para a região da Bohemia, e tudo com saída e chegada em Curitiba, nossa estação de itinerários sonoros.”

A primeira parte do concerto será uma imersão nas suítes Atom Hearts Club, de Yoshimatsu, escritas de 1997 e 1999, uma fusão de influências ocidentais e da música popular japonesa. Em seguida, o público será apresentado à Serenata para Cordas, de Dvorák, quase 150 anos desde sua estreia, em 1875, ressaltando um contraste temporal, mas não de qualidade.

Serviço

ORQUESTRA DE CÂMARA DE CURITIBA apresenta Itinerários Sonoros: De Yoshimatsu a Dvorák
Regência José Soares (SP)

Data: sexta-feira (12/4), 20h, e sábado (13/4), 18h30
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)
Mais informações no Guia Curitiba Apresenta.