Notícias

25 jun

Semana de Canto Coral encerra com homenagem a Edmundo Villani-Côrtes

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
Encerramento da 3ª Semana de Canto Coral - Homenagens - Foto Cido Marques (73)

Uma ciranda formada por 150 coralistas, representantes dos 11 coros do Projeto Nosso Canto e dos 41 grupos participantes da III Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba, marcou o encerramento do evento, na noite deste domingo (24/6).
Com a presença do compositor homenageado, Edmundo Villani-Côrtes, o concerto, celebrou o fortalecimento da ação, que neste ano atingiu cerca de 2 mil pessoas, nos seis dias de programação.
A presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, abriu as apresentações e já garantiu a realização da 4ª edição, em junho de 2019. “A música é um bálsamo para a alma de qualquer pessoa. Vamos nos encontrar mais uma vez ano que vem, para possibilitar a democratização do canto coral”, afirmou a presidente.
A participação do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba e a sede do grupo, a Capela Santa Maria, como centro do evento foi lembrado por Marino Galvão Jr, diretor- executivo do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC). “A Capela Santa Maria é um espaço dedicado e criado para a música erudita, holística e também de canto coral, por isso é tão importante que seja ela também que acolha, junto com o Coro da Camerata, um evento deste porte, que conecte todos esses agentes”, destacou.
Entre os pontos altos, o programa contou com a execução da obra “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga, por representantes dos 11 coros do Projeto Nosso Canto, projeto realizado nas Regionais da cidade, junto com o Coro da Camerata Antiqua de Curitiba.

Homenagem
A performance dos 150 cantores que formaram o grande coro, com a obra do compositor homenageado Edmundo Villani-Côrtes  ‘Sina de Cantador’, regida pela maestrina Mara Campos, encerrou a programação da Semana. “Foi uma grande noite, para fechar com chave de ouro essa agenda que temos tanto orgulho de sermos anfitriões. Agora, com a certeza da 4ª edição, ficamos ainda mais felizes”, afirma Mara Campos.
Outras obras do compositor como ‘Frevo Fulgato’ e ‘Valsinha de Roda’ também foram executadas. Emocionado, Villani-Côrtes comentou a participação: “Pude assistir ao festival e fiquei fascinado com o nível musical e qualidade em que as vozes estão. Fazem jus aos compositores históricos, como o Henrique de Curitiba e o Padre Penalva, de altíssimo nível. Estou muito feliz e animado por receber essa homenagem”, disse o compositor.
Para os coralistas, que estiveram à frente das apresentações durante todo o evento, a noite marcou história. Nyrlene Pamplona, integrante do Projeto Nosso Canto da Regional Matriz há dois anos, aproveitou para conhecer novos repertórios e estilos diferentes de canto.
“Esse encontro gera uma troca de experiência que agrega bastante, principalmente com toda essa miscigenação de músicas. Confesso que quando chegamos no palco acontece uma coisa mágica que sai tudo perfeito, acho que é a magia do canto coral, do palco e da música”, comentou a coralista.

Programação para crianças
Com a programação especial para crianças no período da tarde, a troca entre os novos coralistas também foi garantida. Cerca de 800 crianças se apresentaram, para uma plateia lotada. “Crianças assistirem crianças é uma experiência estimulante, porque eles vão poder também conhecer outros grupos”, argumenta Ângela Sasse, coordenadora do Projeto MusicaR.
O evento contou com apresentação das crianças que participam do projeto MusicaR nas regionais do Bairro Novo, Cajuru, Boqueirão, Pinheirinho e Tatuquara.
Além das apresentações, as oficinas também tiveram destaque. A diretora artística foi a ministrante do curso de prática de repertório, e as aulas de técnica vocal com Lúcia Passos (RS), corpo e expressividade no Canto Coral com Melina Sanchez (SP), e a oficina de Prática de Coro Infantil e Infantojuvenil com Dulce Primo (PR), asseguraram o ensino completo das áreas de canto.
“É uma oportunidade maravilhosa a gente poder se expressar pelo canto. Essa chance que tivemos de participar com uma regência e profissionais da mais alta qualidade, e o melhor de tudo sem um custo nenhum, e foi maravilhoso. Fiquei totalmente envolvida, agora esse final é uma realização plena!”, afirmou Ana Seixas, participante do Projeto Nosso Canto da Regional Bairro Novo.

A semana
A III Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba, promovida pela Prefeitura Municipal, Fundação Cultural de Curitiba e Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), é realizada pelo Coro a camerata Antiqua de Curitiba, sob a direção artística de Mara Campos.
Nesta edição, palestras, oficinas, lançamento de CD e mais 40 coros fizeram concertos diários gratuitos na Capela Santa Maria.