Notícias

26 mar

Semana Santa com a Camerata Antiqua de Curitiba traz Stabat Mater, de Haydn

Publicado em: Camerata Antiqua de Curitiba por: viridiana
camerata foto ogura 2

A Camerata Antiqua de Curitiba escolheu o Stabat Mater, de Joseph Haydn, para os concertos da Paixão de Cristo e do Sábado de Aleluia. A obra, que retrata poeticamente o momento da Virgem Maria ao pé da Cruz, será apresentada em dois concertos, sob a regência do maestro norte-americano Iran Levin, com tradução para o português e em libras.

Na sexta-feira (29/3), o concerto será gratuito no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e transmitido ao vivo para todo o Brasil pela TV e pelo canal do YouTube da Rede Evangelizar. O grupo erudito, que comemora 50 anos em 2024, retornará no sábado (30/3) para executar o concerto na Capela Santa Maria, com ingressos à venda. Mais informações podem ser encontradas no Guia Curitiba Apresenta.

Os movimentos desta composição são ricos em expressividade, explorando as nuances da dor e da esperança. A obra é um exemplo de Haydn ampliando seus poderes expressivos e fundamental para a propagação de sua fama pela Europa, tornando-se o primeiro trabalho vocal a ser impresso em grande escala.

“Os ouvintes serão levados à essência da devoção e espiritualidade da Semana Santa”, disse o maestro Levin. “Este trabalho, marcado pela genialidade do compositor austríaco, é verdadeiramente uma joia da música sacra. A escrita da parte coral é excepcional.”

Além da Camerata Antiqua, o concerto contará com a participação especial dos solistas Gabriella Pace, Ana Lúcia Benedetti, Daniel Umbelino e Fúlvio Souza.

Temporada 2024

Com mais de 60 apresentações até o fim do ano, a Camerata Antiqua de Curitiba lança a temporada 2024 de concertos. O grupo, com 50 anos de fundação, se apresentará em datas comemorativas, receberá maestros e músicos convidados, participará de festivais e oferecerá concertos socioculturais.

Divididos em apresentações do Coro da Camerata, da Orquestra de Câmara ou do grupo completo, o Programa Concerto nas Igrejas mostra a excelência musical que a caracteriza há meio século e fortalece a comunicação com a comunidade. Serão 10 concertos este ano em templos espirituais de toda Curitiba.

Serviço: Camerata Antiqua com Stabat Mater, de Haydn

Data: sexta-feira (29/3), às 19h30
Local: Santuário Nossa Senhora de Guadalupe (Praça Senador Correia, 128 – Centro)
Entrada gratuita

Data: sábado (30/3), às 18h30
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273, Centro)
Ingressos a R$ 35 (R$ 17,50 a meia)

A temporada 2024 da Camerata Antiqua de Curitiba é realizada pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura, por meio de contrato de gestão com a Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba, e por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal, com patrocínio do grupo Volvo, Sanepar – Companhia de Saneamento e Governo do Paraná. Apoio cultural da Família Farinha.