Ementa geral
Estudo aprofundado de sistemas musicais historicamente estabelecidos (modal e tonal) e das principais técnicas de composição e arranjos, bem como sua aplicação prática na música popular brasileira. O curso fornece também subsídios básicos de editoração de partituras e produção sonora (gravação, edição, tratamento de áudio e mixagem) utilizando o programa Reaper.
Conteúdos
Nível INICIANTE I
O que é arte e por que fazer arte? O que é música? Por que fazer música?
Conceito de Beleza: Apresentação do diálogo Hípias Maior, de Platão. Leitura analítica. Discussão.
Noções básicas de acústica: O som e seus parâmetros. Conceito de direcionalidade. Implicações direcionais no conceito grego/ocidental de beleza.
Timbre: A série harmônica. Intervalos. Síntese e equalização no programa Reaper. Introdução à Teoria da polarização acústica de Edmond Costère.
Sistema Modal Medieval: Antecedentes históricos. Classificação dos intervalos (consonância/dissonância).
Análise intervalar dos modos e audições de performances historicamente informadas.
MIDI em Finale, MuseScore e Reaper.
Composição melódica no Sistema Modal Medieval: Conceito de melodia.
Considerações de escrita vocal. Relação melodia/texto. Transição do modo autêntico para o modo plagal. Polarização e deslocamento harmônico. Composição em Voz Alta; estratégias de controle de direcionalidade harmônica e temporal.
Revisão dos conceitos expostos na composição em voz alta: polarização e direcionalidade.
Conceitos básicos de áudio digital.
Sistema Modal Medieval Ampliado: Melodia sobre nota pedal e modulação modal.
Audição dirigida de peças selecionadas. Composição em voz Alta. Equalização, Compressão e Reverb em Reaper.
Leitura de trechos escolhidos: Modalismo na Música Brasileira, de Emerlinda Paz. Audição de exemplos musicais.
Procedimentos Harmônicos tipicamente modais: Noção de Tríade e suas propriedades; estratégias de controle da direcionalidade harmônica no modalismo.
Utilização de VSTi (instrumento virtual) em Reaper.
Modos de transposição limitada: escala octatônica e hexatônica. Análise Harmônica. Composição em blocos utilizando estes modos e VSTi em Reaper.
Nível INICIANTE II
Introdução ao Sistema Tonal; Passagem do modal ao tonal: contextualização histórica.
Elementos estruturais do sistema tonal e diferenças em relação ao sistema tonal: modos, trítono, sensíveis, notas substitutas.
Campos harmônicos maiores e menores. Funcionalidade Harmônica. O acorde diminuto.
Direcionalidade Harmônica no Tonalismo. Progressão de fundamentais.
Transcrição de exemplos no Finale e Reaper.
Notas Melódicas (Inflexões): bordadura, nota de passagem, apojatura, suspensão/retardo, antecipação, bordadura dupla (resolução indireta) nota pedal. Relação melodia/harmonia.
Análise de um tema do Pixinguinha: melodia, harmonia, relação entre ambas, e aspectos rítmicos e de construção formal. Hipermetria e Polimetria.
Composição de Choro brasileiro.
Estratégias de elaboração harmônica no sistema tonal. Composição de progressões harmônicas. Modulação.
Nível INTERMEDIÁRIO I
Interpretação harmônica do fenômeno melódico no sistema tonal: eixos harmônicos em tonalidade maior e menor.
Escrita a duas vozes: soli a 2. Utilização de Layers no programa Finale.
Análise de Parabéns pra Você e elaboração de contraponto.
Contraponto Tonal a 2 vozes. Análise da Invenção Nº 1 de J.S. Bach: processos de elaboração e transformação motívica, modulação.
Contraponto para o tema Lamentos, do Pixinguinha.
Gravação utilizando Reaper. Estágios de Ganho. Edição, Compressão e Equalização.
Compressão e Reverb paralelo. Grupos e Roteamento de Sinal em Reaper.
Técnica de separação de bandas em Reaper.
Composição em Voz Alta: harmonia, melodia e contraponto tonal como um processo simultâneo.
Nível INTERMEDIARIO II
Revisão Geral de Harmonia Tonal: Funcionalidade, Regiões da Tonalidade, Notas substitutas, Dominantes secundárias, o acorde diminuto.
Revisão Geral de Escrita a duas vozes: Soli a duas e Contraponto Tonal a duas vozes. Análise de J.S. Bach.
Elaboração de Contracanto Passivo em Voz Alta para o tema Só Danço Samba, de Tom Jobim.
Soli a 3. Análise e Elaboração em Voz Alta de Soli a 3 do tema Chega de Saudade, de Tom Jobim.
Outras estruturas harmônicas possíveis a 3 vozes. Estruturas derivadas dos Modos I e II de transposição limitada.
Introdução ao Contraponto Tonal a 3 vozes. Exemplos com o tema Parabéns a Você.
Elaboração de Contraponto a 3 vozes para o tema Bebê, de Hermeto Pascoal
Nível AVANÇADO I
Revisão: construção melódica, técnicas de transformação motívica.
Revisão de Campos harmônicos: maior, menor harmônico, menor melódico, maior harmônico e modos de transposição limitada I e II.
Revisão: Soli a 2 partes.
Revisão: Soli a 3 partes. Rearmonização de inflexões.
Revisão: Notas de tensão.
Soli a 4 partes. Drops de tétrades por espécie.
Arranjo para base e 4 instrumentos melódicos. Produção de arranjo do tema Amor Até o Fim, de Gilberto Gil.
Editoração de Partituras.
Auxílio em questões específicas de produção.
Técnica de escrita a 4 partes (harmonia clássica), de acordo com Walter Piston e Arnold Schoenberg.
Produção de um arranjo da música Retrato em Branco e Preto, de Tom Jobim.
Nível AVANÇADO II
Revisão Geral: Harmonia tonal, regiões da tonalidade, escrita a 4 partes (Walter Piston).
Revisão Geral: Soli a 2, 3 e 4 partes. Tétrades por espécie e notas de tensão.
Revisão Harmonia Modal. Possibilidades de intercâmbios modais e direcionalidade de tensão entre modos. Exemplos utilizando VSTi em Reaper.
Conceito de pandiatonicismo em modos eclesiásticos e modos de transposição limitada.
Progressões escritas a 5 partes utilizando intercâmbios modais e estruturas derivadas dos modos de transposição limitada I e II.
Elaboração de bases rítmicas utilizando VSTi’s em Reaper.
Produção de uma composição de estética livre mas que dialogue com a música brasileira no seu aspecto rítmico e harmônico, constando instrumentação, número de seções, texturas e técnicas que serão aplicadas por seção, materiais harmônicos e timbres, para base e 5 instrumentos melódicos, podendo as 5 partes serem escritas para piano ou sintetizador, ou quaisquer combinações que envolvam escrita a 5 partes.
Técnicas avançadas de mixagem: equalização dinâmica, distorção, reamp, efeitos de profundidade e limitadores. Tarefa: aplicar conceitos abordados na mixagem da composição.
Pré-requisitos: Leitura fluente em claves de sol e fá; conhecimento sólido de harmonia funcional; agilidade em calcular intervalos; tocar pelo menos um instrumento harmônico; experiência musical prévia. Saber utilizar pelo menos um software de notação musical (musescore, finale, sibelius, etc.) nível básico: saber alterar forma de compasso, armadura de clave, acidentes, divisões rítmicas e quiálteras. Estar disposto a tocar e gravar as próprias composições e arranjos. Desejar aprender e desenvolver-se artisticamente para além das tendências ditadas pelo mercado.
Faixa etária: a partir de 18 anos
Carga horária: 32h/a por semestre (01 encontro semanal de 2h/aula).
Preço: 05 parcelas de R$ 50,00 + R$ 50,00 de matrícula ou o curso poderá ser gratuito (*ver item “Disciplinas Teóricas e Práticas de Conjunto gratuitas”).
Capacidade por turma: 20 alunos
TURMAS / NÍVEIS / HORÁRIOS
Atenção: Os horários das turmas informados estão condicionados ao preenchimento do número mínimo de vagas.
INICIANTE I – SEXTA 11H AS 13H |
INICIANTE II – QUINTA – 09H ÀS 11H |
INTERMEDIÁRIO I – SEGUNDA – 10H ÀS 11H |
INTERMEDIÁRIO II – SEGUNDA – 11H ÀS 12H |
AVANÇADO I – SEXTA – 10H ÀS 11H |
2ª FASE DAS INSCRIÇÕES: TESTES/ENTREVISTAS PRESENCIAIS *para alunos aprovados na 1ª FASE
Nível INICIANTE I: teste escrito e entrevista com o professor conforme os pré-requisitos. OBS: O candidato deverá trazer lápis, caneta e borracha.
IMPORTANTE:
*Ficará totalmente a critério dos professores a aprovação ou reprovação dos candidatos em qualquer uma das fases de seleção.
DIA E HORÁRIO DO TESTE PRESENCIAL:
Atenção: O dia e horário do teste/entrevista será divulgado juntamente com a relação dos aprovados para a 2° fase do processo seletivo.
DISCIPLINAS TEÓRICAS E PRÁTICAS DE CONJUNTO GRATUITAS
Você sabia que os curso de Disciplinas Teóricas e Práticas de Conjunto do Conservatório de MPB podem ser TOTALMENTE GRATUITAS?
*Sim! Para cada curso de Instrumento ou Canto em que estiver matriculado, você terá direito a uma Disciplina Teórica + uma Prática de Conjunto sem custo nenhum. São elas:
– Linguagem & Estruturação Musical (LEM)
– Harmonia Funcional
– Composição & Arranjo Instrumental
– Prática de Conjunto de Choro
– Prática de Conjunto de MPB
– Prática de Conjunto de Samba
– Prática de Conjunto de Música Caipira
Para obter o benefício da gratuidade, você deverá se inscrever como aluno novo nos cursos escolhidos dentro dos prazos (24 de junho a 16 de julho de 2024) no site www.conservatoriodempb.com.br) conforme o procedimento padrão, passando pelas 02 fases do processo seletivo e realizar sua matrícula.
E saiba também – que mesmo que você não esteja matriculado em nenhum curso de Instrumento ou Canto e ainda assim tenha interesse em estudar uma Disciplina Teórica ou uma Prática de Conjunto no CMPB – elas possuem valores bem mais em conta (5 X R$ 50,00) e têm o dobro de horas/aula (32 horas/aula por semestre).