Notícias

5 out

Conservatório de MPB mistura os programas tradicionais com músicos especiais

Publicado em: Conservatório de Música Popular Brasileira por: viridiana
00411089

O Conservatório de MPB de Curitiba comemora três décadas de história nesta semana com programações de alta qualidade e convidados de renome nacional. De terça-feira (3/10) a domingo (8/10), estão previstas apresentações dos mais importantes programas artísticos do Conservatório: o Terça Brasileira, as rodas de Choro, de Samba e de Música Caipira e o tradicional Domingo Onze e Meia com DJ na Praça Jacob do Bandolim. Tudo isso de graça.

Encerra a programação da semana, em grande estilo, a cantora e pianista Leila Pinheiro e os cinco grupos artísticos do Conservatório: Orquestra à Base de Corda, Orquestra à Base de Sopro, Vocal Brasileirão, Brasileiro (infantojuvenil) e Coral Brasileirinho (infantil), que estarão pela primeira vez no mesmo palco.

A apresentação acontece no domingo (8/10), às 19h, no Teatro Guaíra. CLIQUE AQUI para conseguir o ingresso.

Programas históricos

A semana de celebração também destaca programas já estabelecidos que desempenham um papel crucial na promoção da música brasileira. O Domingo Onze e Meia, que existe desde 1994, continua a cativar o público com diversidade musical. Por sua vez, o Terça Brasileira, inaugurado em 1997, foi seguido, em 2002, pela Roda de Choro, que mais tarde deu origem às rodas de Samba e de Música Caipira.

Segundo Janete Andrade, coordenadora de música da Fundação Cultural de Curitiba e Instituto Curitiba de Arte e Cultura, esses programas desempenham um papel fundamental na construção da identidade do Conservatório e na revitalização da cultura local.

“Esses programas não apenas celebram a riqueza da música brasileira, mas também enriquecem a cultura de Curitiba. Todos são a essência do Conservatório e contribuem para a renovação da cultura curitibana.”

Rodas Musicais

Nas atrações mais aguardadas estão a Roda de Música Caipira, a Roda de Choro e a Roda de Samba, que contarão com a participação de convidados especiais.

Passoca, conhecido por suas composições que unem poesia urbana e rural com o suporte da viola caipira, será um dos artistas. Ronaldo do Bandolim, um dos principais bandolinistas do país e membro do conjunto Época de Ouro, compartilhará sua expertise musical. Para completar o quadro, Tuco Pellegrino, cantor e compositor, cujo talento recebeu elogios de nomes consagrados do samba, como Monarco, também se juntará à celebração.

Programação da semana

Terça-feira, 3 de outubro, às 20h
Terça Brasileira no Paiol – Amanda Cortes no show Tributo à Rita Lee
Local: Teatro do Paiol (R. Cel. Zacarias, 51 – Prado Velho)
Amanda Cortes, cantora e compositora, homenageia uma de suas influências na música: Rita Lee. Suas composições são marcadas por mensagens de amor, esperança e inclusão.

Quarta-feira, 4 de outubro, às 19h
Roda de Música Caipira especial em comemoração aos 30 anos do Conservatório de MPB
Músico convidado – Passoca
Local: Conservatório de MPB de Curitiba (R. Mateus Leme, 66 – São Francisco)
Cantor, compositor, violeiro e pintor. Em 1977 grava a música Curió com o grupo Flyng Banana dando início à carreira profissional. Sua música contém a dualidade cidade/campo, a poesia urbana sobre um suporte de viola caipira, que tem seu melhor exemplo na composição.

Quinta-feira, 5 de outubro, às 19h
Roda de Choro especial em comemoração aos 30 anos do Conservatório de MPB

Músico convidado – Ronaldo do Bandolim
Local: Conservatório de MPB de Curitiba (R. Mateus Leme, 66 – São Francisco)
É um instrumentista brasileiro e considerado um dos maiores bandolinistas do país. É o bandolinista do conjunto Época de Ouro e do Trio Madeira Brasil. Já participou de gravações com Marisa Monte, Paulinho da Viola, Rafael Rabello e Chico Buarque.

Sexta-feira, 6 de outubro, às 19h
Roda de Samba especial em comemoração aos 30 anos do Conservatório de MPB

Músico convidado – Tuco Pellegrino
Local: Conservatório de MPB de Curitiba (R. Mateus Leme, 66 – São Francisco)
Cantor e compositor nascido no ano de 1979 em São Paulo. Participa do agrupamento de pesquisas Glória ao Samba. É integrante da ala de compositores da Portela e apontado por Monarco como a grande revelação no atual cenário do samba. Integrou e foi um dos líderes do Terreiro Grande com o qual, ao lado de Cristina Buarque, gravou dois Cds (2007 e 2009).

Domingo, 8 de outubro, às 11h30
Domingo Onze e Meia com Beduíno & Jaquelivre

Local: Conservatório de MPB de Curitiba (R. Mateus Leme, 66 – São Francisco)
O repertório será composto de músicas autorais que bebem de influências que vão do clássico Boom Bap à MPB, transitando por Samba, Pisadinha, Mangue Beat, Bossa Nova, Jazz.

Domingo, 8 de outubro, às 19h
Leila Pinheiro e grupos artísticos do Conservatório

Local: Teatro Guaíra (R. XV de Novembro, 971 – Centro)
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada). Compre ingressos aqui.
SAIBA MAIS NESTE LINK